25.6 C
Adamantina
segunda-feira, 26 janeiro, 2026

Osvaldo Cruz decreta situação de emergência após temporal causar danos em diferentes pontos

Decreto tem validade de 180 dias e autoriza ações emergenciais para resposta, assistência à população e recuperação de áreas atingidas

Estádio Municipal foi um dos pontos com danos após temporal | Foto: Prefeitura de Osvaldo Cruz

A Prefeitura de Osvaldo Cruz decretou, nesta quinta-feira (15), situação de emergência em razão dos danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o município na noite de quarta-feira (14). A medida está formalizada por meio do Decreto nº 5.315/2026, com validade de 180 dias, e tem como base parecer técnico da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil).

De acordo com a Defesa Civil, o evento climático foi marcado por chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento. Foram registrados 1.297 raios em um raio de até 40 quilômetros do município, além de ventos que chegaram a 60,5 km/h. O volume de chuva acumulado em curto período foi de 61 milímetros na zona rural e 35 milímetros na área urbana, conforme levantamento do Goer (Grupo de Operações de Emergências de Radiocomunicações).

- Publicidade -

Os danos causados pelo temporal atingiram diferentes regiões da cidade. Entre os principais impactos estão prejuízos na cobertura do Estádio Municipal e danos na estrutura da ponte localizada na OVC 030, conhecida como Estrada Negrinha, que faz divisa com o município de Parapuã e precisou ser interditada. Também foi constatado o aumento significativo de uma cratera às margens da Via de Acesso Alameda Vasco Pigozzi, na entrada da cidade, situação que exige obras emergenciais de contenção e drenagem.

Temporal também provocou quedas de árvores | Foto: Prefeitura de Osvaldo Cruz

Além disso, houve registro de alagamentos em vários pontos, queda de árvores, veículos ilhados e danos materiais em residências, especialmente em áreas consideradas mais vulneráveis. Imóveis públicos também foram afetados pelo temporal, conforme levantamento preliminar da administração municipal.

Com a decretação da situação de emergência, todos os órgãos municipais passam a atuar sob coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta, reabilitação e reconstrução das áreas atingidas. O decreto autoriza ainda a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para auxiliar no atendimento à população afetada.

As equipes da Defesa Civil estão autorizadas, em caso de risco iminente, a entrar em residências para prestar socorro ou determinar a evacuação de moradores, bem como utilizar propriedades particulares, com garantia de indenização posterior em caso de danos. O decreto também dispensa a necessidade de licitação para a contratação de bens, serviços e obras emergenciais relacionadas aos estragos causados pelas chuvas, desde que as ações sejam concluídas dentro do prazo máximo de 180 dias.

Segundo a Prefeitura, uma força-tarefa foi mobilizada para atuar em campo na avaliação dos prejuízos e na adoção das primeiras medidas para minimizar os impactos à população. Durante e após o temporal, o atendimento às ocorrências contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil municipal.

Publicidade