Nos encontros familiares, principalmente quando interagimos com pessoas mais velhas, é muito comum ouvirmos as epopeias de nossos antepassados: “ainda criança, vim com os meus pais de tal lugar”; “chegamos quando a cidade era apenas uma vila”; “desbravamos a mata densa”; “andávamos quilômetros para fazer compra”; “atendimento médico era luxo”; “me lembro das longas filas para assistir aos filmes do Mazzaropi” .
As gerações que contam essas histórias já passam dos 80 anos e, aos poucos, vamos nos distanciando das origens da nossa formação histórica. As cidades da região estão nessa faixa de idade e muitos de nós nascemos, formamos família e continuamos por aqui. Não somos migrantes, mas descendemos de gerações de migrantes ou de imigrantes. Nossos descendentes não têm vivência dessa odisseia e, de maneira divertida, podemos contribuir para que resgatem a sua história.
Um bom exercício para se fazer com as crianças é montar o mapa da trajetória familiar e o Google My Maps pode ajudar nessa jornada. Primeiro, oriente as crianças a entrevistarem os avós e bisavós. Uma família de cada vez: a do pai e a da mãe, para facilitar a coleta das informações até chegar na projeção de um mapa com as duas trajetórias. Num caderno, anote os nomes das cidades, estados ou países de onde vieram. Anote o ano aproximado da mudança de uma localidade para outra. Colete também alguns depoimentos, incentivando os entrevistados a falarem das suas experiências pessoais, a percepção da nova localidade, em que trabalhavam, como se divertiam, onde faziam compras, quais as dificuldades da época e outras perguntas de interesse. A essa técnica damos o nome de história oral.
Agora você poderá transpor as localidades num mapa personalizado e de simples construção, a partir dos seguintes passos.
- O primeiro passo é acessar o link da ferramenta Google Maps: https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/mymaps/
- Por se tratar de uma ferramenta da empresa Google, será necessário criar um login utilizando e.mail Gmail.
- Feito esses procedimentos, basta clicar em “Criar Novo Mapa”
- Recomenda-se, em primeiro lugar, criar um novo título para seu mapa (em nosso exemplo, demos o nome de Trajetória da família paterna). Para alterar o nome do mapa, basta clicar no nome provisório, na parte superior da caixa de edição.

- Em seguida, na barra de pesquisa, localizada na parte superior do mapa, digite o nome do local de origem de sua família (Exemplo: Arapiraca, AL). Observe que a localidade foi apontada no mapa com o ícone verde.

- Após pesquisar sua localidade, para adicioná-la ao mapa, basta clicar na opção de adicionar a localidade.

- Observe que o nome da localidade apareceu no lado esquerdo da tela como o título de “Camada Sem Título”. Além disso, o ícone da cidade também foi alterado (no nosso exemplo, de verde passou para azul)

- Na nova camada adicionada, clique no título “Camada sem título” e altere o nome da camada. No nosso exemplo, o novo título passou a ser “Local de origem do avô paterno”.

- Passe o mouse sobre o nome da localidade que você selecionou no passo 6 e clique no ícone de pincel para iniciar a edição do estilo (arte) do seu ícone. Para destacar nosso ícone, em nosso exemplo foi selecionada a figura de estrela com a cor vermelho-pastel.

- Para organizar as origens por parte paterna e materna, é recomendado que seja criada mais uma camada no mapa. As camadas funcionam como espécie de pasta, onde as localidades podem ser organizadas por parte materna ou paterna, ou outra que possa ser necessária. Para realizar esse passo, clique em Adicionar Camada, logo abaixo do título de seu mapa.

- Repita o procedimento dos passos 6 ao 10 e adicione as localidades que representem suas origens.
- Após a inserção de suas localidades, outro elemento importante para entender o fluxo migratório dos pais, avós, etc. se refere ao traçado do trajeto realizado por essas pessoas. Na ferramenta, esse trajeto pode ser desenhado clicando no ícone logo abaixo da barra de pesquisa chamado “Desenhar Linha”. Ao clicar no ícone, selecione o tipo de trajeto (em nosso exemplo, carro). A alteração do nome do trajeto é feita da mesma forma como realizamos no passo 8.

- Para adicionar os pontos do trajeto, basta clicar na camada do trajeto desenhado e em seguida nos pontos de origem e destino. No nosso exemplo, os avós paternos vieram do Nordeste, com uma primeira parada em São Paulo para seguirem em direção a Adamantina. Por essa razão, adicionamos três pontos: A, B e C.

- Após finalizar a construção do mapa, é chegada a hora de compartilhar sua história. Para isso, clique na opção “Compartilhar” logo abaixo do título de seu mapa. Na caixa de opções que foi aberta, habilite a opção “Qualquer pessoa com este link pode ver”. Copie o link gerado pelo google maps, e compartilhe com seus interessados.

- Acompanhe nosso link: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1RI0M9fpvSQ0ljp-GTNpgZ74C7sWimEA&usp=sharing
Para enriquecer sua história, use cores diferentes na trajetória da família paterna e da família materna. Especifique quem é quem na legenda. Num arquivo de Word, disponha o mapa, acrescente os depoimentos dos familiares e ilustre com fotografias antigas e recentes. É interessante colocar uma fotografia das crianças protagonistas com os entrevistados, registrando os diferentes tempos que a atividade consegue captar. Na base do mapa coloque o que ele representa, a data e os nomes dos organizadores. Faça a revisão e planeje a impressão dessa história incrível.
Com um pouco de trabalho e dedicação, você terá criado algo original para presentear os seus avós, tios e demais familiares. O processo pedagógico da representação da trajetória familiar contribui para que a criança perceba a sua história, sentindo-se parte dela, ao mesmo tempo que visualiza a noção de tempo e de espaço, compreendendo que as histórias de cada pessoa e de cada família compõem a história local e regional.
Teremos muito prazer em publicar a trajetória locacional da sua família. Para isso, use os e.mails indicados na identificação da matéria e manifeste a sua autorização. Entraremos em contato para mais detalhes.
Prof.ª dr.ª Izabel Castanha Gil
- Centro Universitário de Adamantina/FAI
- Coordenadora da CPL do Jatobá
- [email protected]
Luan Lacerda Ramos
- Cientista Social e Geógrafo por formação. Atua como Expert Consultant em Business Analytics e Big Data e como Especialista em Geomarketing para empresas do cenário nacional e internacional.
- [email protected]








