
A ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Cicma terá seus atendimentos transferidos para o prédio conhecido como ‘Postão’ a partir da próxima segunda-feira (9). Atualmente, os serviços funcionam no CIS (Centro Integrado de Saúde), no Centro de Adamantina.
A mudança ocorre em razão da reforma estrutural que será realizada no prédio do CIS. Somente em janeiro de 2026, o local registrou média superior a 1.000 consultas médicas e mais de 3.000 atendimentos nas áreas de procedimentos, enfermagem, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição.
Com o início das intervenções, os atendimentos vêm sendo gradativamente redirecionados para outros espaços. As sessões de fisioterapia, por exemplo, já estão sendo realizadas no ‘Postão’, situado na Avenida Vitório Romanini, 16, também na região central da cidade.
Além da transferência da ESF da Vila Cicma, a partir do dia 9 de fevereiro o atendimento clínico geral realizado pelo médico da FAI, dr. Jorge Luis Alonso Espinosa, passará a ocorrer no ‘Postão’, a partir das 18h.
Apesar da desocupação parcial, alguns atendimentos permanecerão temporariamente no CIS. Continuam no local os serviços da Vigilância Epidemiológica, ambulatório de infectologia, clínica geral com a dra. Sueli Aparecida Rombaldi Cunha, atendimentos psicológicos com três profissionais, além de fonoaudiologia, nutrição, pediatria, ginecologia/saúde da mulher e exames de ultrassom. A administração municipal informou que, gradualmente, esses serviços também serão transferidos para outros locais, que ainda serão definidos e divulgados.
A decisão de desocupar o prédio do CIS foi tomada após a constatação de problemas estruturais considerados graves, como infiltrações, fissuras, trincas, rebaixamentos de piso e falhas no sistema de esgotamento sanitário, situações que comprometem a segurança de pacientes e servidores. Embora o prédio tenha sido entregue em 2019, já apresenta avarias classificadas como precoces.
Atualmente, Adamantina conta com oito Unidades de Saúde, responsáveis por 11 Estratégias da Saúde da Família, que seguem garantindo o atendimento à população.









