O carnaval chega em clima de brincadeiras e diversão no Sesc Thermas de Presidente Prudente. De 14 a 17 de fevereiro, o projeto Fuzuê ocupa diferentes espaços da unidade com uma programação plural que atravessa ritmos da cultura popular brasileira e múltiplas formas de brincar a folia.

Ao longo de quatro dias, o público poderá vivenciar cortejos, bateria de escolas de samba, oficinas carnavalescas, dança e música. Devido à programação especial, o Sesc Thermas muda seu horário padrão, funcionando sábado, domingo, segunda e terça, das 9h às 18h. Na quarta-feira (18), estará fechado.

A abertura do Fuzuê acontece no sábado (14), às 10h com a aula aberta de Afro-ritmos, conduzida pelo professor de dança William Ferraz. Realizada no Parque Aquático, a atividade convida o público a exercitar corpo e mente por meio dos ritmos afro-brasileiros que ajudam a contar a história do carnaval no país.
A aula acontece também no domingo, segunda e terça-feira, sempre das 10h às 11h Para acessar o Parque Aquático, onde a atividade acontece, é necessário possuir Credencial Sesc e exame dermatológico válidos.

Ainda no sábado (14), a criatividade ganha espaço na oficina “Cores que Voam: Crie suas asas e caia na Folia!”, com a artesã e costureira Alexandra Nascimento. A atividade propõe a personalização de asas carnavalescas com cores, brilhos e enfeites, em um convite leve e lúdico à imaginação. A oficina é livre e acontece no Quiosque, das 14h30 às 17h, com turmas a cada 30 minutos e retirada de senhas a partir das 14h.
Simultaneamente, das 14h30 às 16h, a discotecagem Verão da Lata – Som, pele e rua, com os DJs Xmenke e Camiska, do coletivo Lata Records, aquece a Área de Convivência com uma mistura de música eletrônica, brasilidades e cultura urbana.

A tarde segue com a intervenção musical “Ritmistas de cá”, que transforma a pista de caminhada do Bosque em avenida de carnaval. Em cortejo, músicos da cidade apresentam a sonoridade vibrante dos instrumentos que compõem uma bateria de escola de samba. A intervenção acontece no sábado e na terça-feira, às 15h30 e às 17h.

Encerrando o sábado, o público confere o show do grupo Mania de Samba, de Araraquara (SP). Fundado em 2004, o sexteto composto por Gilson (surdo), Saimon (pandeiro e malacacheta), Marcinho Silverio (violão), Guga (chimbal e caixa), Joseph (cuíca) e Junior Barros (cavaco e voz principal) traz uma seleção de clássicos sambas-enredo que marcaram a história do carnaval. A apresentação acontece às 16h, na Área de Convivência.
No domingo (15), a programação segue voltada para toda a família. A oficina “Folia Jurássica: Enfeite sua Cauda!”, também com a artesã Alexandra Nascimento, convida crianças e adultos a personalizarem caudas de dinossauro em clima de carnaval, no Quiosque, das 14h30 às 17h.

No Bosque, o cortejo da Bateria Furiosa, de Presidente Prudente, ocupa o espaço às 15h30 e às 17h, levando a cadência do samba universitário e sua energia contagiante.
No domingo também tem a discotecagem Verão da Lata, desta vez com DJ Isza, das 14h30 às 16h. Logo após, às 16h, na Área de Convivência, tem o show Diga Bahia, com um repertório dedicado aos grandes nomes da Axé Music, como Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

Na segunda-feira (16), o Fuzuê amplia o convite à experimentação com a oficina Grito Batucado: Confecção de instrumentos, com Débora Bueno. A atividade traz a proposta da construção de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis, estimulando a musicalidade, a colaboração e a consciência ambiental. A oficina acontece no Quiosque, das 14h30 às 17h. A retirada de senhas é a partir das 14h com vagas limitadas.
Já no Bosque, às 15h30, o Bloquinho ÊtaNóis para Crianças promete animar foliões de 0 a 100 anos, com marchinhas, frevo, baião e brincadeiras cantadas. A programação do dia inclui ainda a discotecagem Verão da Lata, com DJ Frita, das 14h30 às 16h.

O último dia de Fuzuê, na terça-feira (17), começa pela manhã com a vivência Carnaval para bebês: Pequenos Foliões, com a Cia Pé de Ciranda. Voltada a crianças de 0 a 3 anos, a atividade acontece às 11h, no Quintal, em um ambiente intimista de música, dança e interação entre bebês e cuidadores.
À tarde, o público pode participar da Oficina de acessórios: Imaginação, Cor e Folia! com Débora Bueno, no Quiosque, das 14h30 às 17h. A programação segue com mais uma edição da intervenção Ritmistas de cá e se encerra com o show Samba do Meio, às 16h, na Área de Convivência, reunindo influências do samba paulista, carioca e baiano. A ação consiste em retirada de senhas 30 minutos antes da atividade.
📍 Rua Alberto Peters, 111 – Jardim das Rosas
📞 (18) 3226-0400
🕘 Sábados, domingos e feriados, 9h às 18h
PROGRAMAÇÃO COMPLETA FUZUÊ 2026
10h – Aula aberta Afro-ritmos





