
Os rios da Amazônia têm sido caminho e cenário para uma experiência que une fé, cuidado e serviço. O pastor da Primeira Igreja Batista (PIB) de Adamantina, Alex Fabiano Alves da Cruz, e sua esposa, a psicóloga Maria da Guia dos Santos Moura Alves da Cruz, conhecida como Leninha, participam de uma viagem missionária do Projeto Amazônia – Missão Saúde 2026, iniciativa da Junta de Missões Nacionais (JMN) da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Ao lado de voluntários de igrejas batistas de diversas regiões do país, o casal embarcou na última sexta-feira, 6, no barco O Missionário, que navega pelos rios Amazonas, Solimões e seus afluentes levando atendimentos médicos, odontológicos e apoio espiritual a comunidades ribeirinhas. A principal base de atuação neste ano é o município de Caapiranga, no interior do Amazonas, localizado a pouco mais de 150 quilômetros de Manaus por via fluvial, além de comunidades do entorno.

Durante a missão, que segue até esta quarta-feira, 11, o grupo enfrenta longas horas de navegação, calor e chuva intensos e a rotina simples das comunidades amazônicas, mas também coleciona encontros marcados pela hospitalidade e pela esperança. O projeto tem como objetivo alcançar populações com acesso limitado a serviços médicos e odontológicos, aliando cuidado integral e a mensagem do evangelho de Jesus Cristo.

O Projeto Amazônia é um dos trabalhos missionários das igrejas batistas brasileiras, utilizando carretas e barcos missionários para transformar comunidades inteiras Brasil afora por meio de cuidado, solidariedade e fé.

Natural do estado do Rio de Janeiro, o pastor Alex está à frente da Primeira Igreja Batista de Adamantina há mais de 11 anos e destaca a importância de a igreja estar presente onde as necessidades são maiores não apenas com palavras, mas principalmente com ações.










