28.8 C
Adamantina
quarta-feira, 11 fevereiro, 2026

Adamantina amplia videomonitoramento e chega a 53 câmeras integradas ao Muralha Paulista

Equipamentos com inteligência artificial reforçam segurança no Centro e no Cemitério; investimento é de R$ 55,8 mil

Fotos: Prefeitura de Adamantina

Adamantina já conta com 53 câmeras de monitoramento instaladas em mais uma etapa do projeto de videovigilância integrado ao Programa Muralha Paulista, sistema estadual de segurança. As informações foram divulgadas pela Prefeitura.

Nesta fase, foram instaladas 25 câmeras no Cemitério da Saudade. Os equipamentos foram realocados da região central da cidade para reforçar o monitoramento no local. No Centro, outras 28 novas câmeras com tecnologia de Inteligência Artificial Perimetral já estão em funcionamento.

- Publicidade -

Ao todo, o projeto prevê a instalação de 35 equipamentos nesta etapa. Além dos pontos já contemplados, outras sete câmeras devem ser distribuídas em três novos locais do município. A conclusão dos trabalhos está prevista para os próximos 15 dias. Após a finalização do processo técnico, o sistema será colocado em operação pela Polícia Militar, responsável por operar toda a estrutura integrada ao programa estadual.

O investimento é de R$ 55.850,00, realizado por meio de licitação pública. As imagens captadas serão enviadas diretamente à 2ª Companhia da Polícia Militar, para auxiliar nas ações de policiamento e prevenção em Adamantina. O projeto é resultado de parceria entre o Município, a Polícia Militar e o Poder Judiciário.

REFORÇO NO CEMITÉRIO

Além da instalação das câmeras, o Cemitério da Saudade recebeu melhorias estruturais, como o aumento da altura dos muros e adequações nos portões de acesso, com o objetivo de ampliar a proteção física do espaço.

De acordo com a Prefeitura, já está em estudo a ampliação do sistema com a instalação de novos pontos de vigilância e equipamentos mais avançados, incluindo câmeras com detecção e reconhecimento facial, identificação inteligente de pessoas e veículos, leitura de placas, cercas virtuais, contagem de pessoas e mapas de calor.

Publicidade