35.4 C
Adamantina
sexta-feira, 20 fevereiro, 2026

Agentes de Saúde de Adamantina concluem cursos técnicos pelo programa ‘Mais Saúde com Agente’

Formação de 1.275 horas capacitou 60 profissionais do município em vigilância em saúde e atuação comunitária

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

A Prefeitura de Adamantina divulgou, nesta sexta-feira (20), a conclusão dos cursos técnicos do programa ‘Mais Saúde com Agente’ por 60 ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias) do município.

Após um ano de formação, com 1.275 horas de aulas teóricas e práticas, os profissionais receberam certificação como Técnicos em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e Técnicos em Agente Comunitário de Saúde. A cerimônia social de conclusão foi realizada no auditório do Campus II da FAI (Centro Universitário de Adamantina) e contou com a presença de representantes da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Saúde – responsável pela condução dos trabalhos no município -, da Câmara Municipal e convidados.

- Publicidade -

Os cursos tiveram início no começo de 2025 e foram finalizados no fim do ano passado. O programa é desenvolvido por meio de parceria entre o Ministério da Saúde, o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

FORMAÇÃO TÉCNICA E ATUAÇÃO NO TERRITÓRIO

O curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias foi ofertado com atividades em EAD (Educação a Distância) e práticas presenciais. A capacitação foi destinada aos Agentes de Combate às Endemias que já atuam no SUS (Sistema Único de Saúde) em municípios que aderiram ao programa e que possuem, no mínimo, ensino médio completo ou estejam cursando o último ano ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Durante a formação, os profissionais aprenderam a realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população em seus territórios, de forma integrada com a atenção básica, além de desenvolver ações de promoção e prevenção à saúde dentro da lógica da vigilância em saúde. Também foram capacitados para atuar com visão interdisciplinar, elaborar estratégias de mobilização comunitária e estimular a participação da população em políticas públicas nas áreas da saúde, meio ambiente e socioeducação.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina

Já o curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde seguiu o mesmo formato, com EAD e atividades presenciais, voltado aos ACS em exercício no SUS. A capacitação reforçou competências como o diagnóstico das condições de vida da população, a integração com a vigilância em saúde e a atenção básica, a realização de visitas domiciliares e o registro de dados, respeitando as particularidades de grupos específicos.

Os agentes também foram preparados para atuar no planejamento integrado de ações de promoção, prevenção e controle de doenças e agravos, além de conhecer as condicionalidades de programas sociais e fortalecer a articulação com a rede intersetorial.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Adamantina
Publicidade