
A Prefeitura de Adamantina lançou na última terça-feira (10) na Câmara Municipal a campanha “Adote o Verde”, que incentiva moradores, empresas e entidades a conservar praças e canteiros da cidade. O programa é regulamentado pela lei municipal nº 3.715/2016 e oferece 207 espaços públicos para adoção comunitária. Lançamento ocorre após repercussão negativa da concretagem de canteiros da cidade.
Durante o evento de lançamento, 17 interessados já manifestaram intenção de assumir os cuidados de 21 locais. A cerimônia teve a presença do prefeito José Carlos Martins Tiveron, da vereadora Meire Alves e do secretário municipal de Obras e Serviços, Éder Bonfain. A prefeitura realiza os últimos ajustes técnicos para iniciar os trabalhos na prática nos próximos dias.

Para auxiliar os voluntários na conservação da paisagem urbana, a administração municipal fornecerá mudas e substrato orgânico. Técnicos das secretarias de Obras e Serviços e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente também vão orientar os moradores sobre as espécies mais adequadas para o plantio em cada espaço.
O adubo doado aos participantes é produzido no Centro de Compostagem do município, no bairro Boa Vista. O material orgânico é feito a partir da decomposição de restos de alimentos de escolas e resíduos de poda, em um processo que leva de 90 a 120 dias para gerar um composto fértil.
O cadastro para os interessados em participar do programa “Adote o Verde” permanece aberto e deve ser feito pelo protocolo online da prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3521-3910.








