Frente fria deve provocar queda acentuada de temperatura e chuvas em Adamantina no fim de semana

Defesa Civil orienta população sobre cuidados durante ventos fortes, temporais e frio intenso previstos para os próximos dias

Fim de semana deve ser de chuva, em Adamantina | Foto: Arquivo/IMPACTO

A chegada de uma frente fria ao Estado de São Paulo deve provocar mudanças bruscas no tempo em Adamantina durante o fim de semana. De acordo com a Defesa Civil do Estado, há previsão de ventos fortes, chuvas e queda acentuada nas temperaturas entre sexta-feira (8) e quarta-feira (13).

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil Estadual, os ventos mais intensos devem atingir o Estado nesta sexta-feira. No sábado (9), apesar da redução na intensidade dos ventos, há previsão de chuva para as regiões de Presidente Prudente e Marília, devido à proximidade com o Paraná.

- Publicidade -

Já no domingo (10), a frente fria avança sobre o Estado e o dia deve ser marcado por novas chuvas, incluindo a região de Marília. A massa de ar frio deve avançar rapidamente, provocando queda nas temperaturas.

A previsão indica que as regiões de Marília e Presidente Prudente podem registrar mínimas abaixo dos 10°C entre segunda-feira (11) e quarta-feira.

De acordo com o portal Climatempo, Adamantina deve registrar máxima de 32°C nesta sexta-feira, com previsão de 2,3 milímetros de chuva. O dia será de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado, enquanto a noite terá pancadas de chuva.

No sábado, os termômetros devem variar entre 17°C e 28°C, com acumulado previsto de 9,9 milímetros. A previsão aponta chuva forte pela manhã, seguida de sol e diminuição de nuvens à tarde. À noite, o céu permanece com muitas nuvens.

Já no domingo, a temperatura deve cair ainda mais, com mínima de 12°C e máxima de 16°C. O volume de chuva previsto é de 13,9 milímetros. O dia será chuvoso, mas a tendência é de que a chuva pare durante a noite, com diminuição da nebulosidade.

Para segunda-feira, a previsão é de mínima de 7°C e máxima de 20°C, sem expectativa de chuva. O tempo deve permanecer ensolarado, com ocorrência de nevoeiro ao amanhecer e também durante a noite.

Diante das condições climáticas previstas, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Defesa Civil, reforçou orientações de segurança para a população.

Entre as recomendações estão evitar permanecer sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a postes, árvores ou estruturas metálicas frágeis e procurar abrigo em locais seguros durante temporais. A orientação também é para que a população não enfrente áreas alagadas e mantenha portas e janelas fechadas em casos de ventos fortes.

Com a queda das temperaturas, a Defesa Civil alerta para a necessidade de atenção especial com crianças, idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos. Em caso de uso de aquecedores, é recomendado manter a ventilação dos ambientes para evitar acidentes.

A população também pode receber alertas gratuitos da Defesa Civil diretamente no celular. Para isso, basta enviar o CEP da residência por SMS para o número 40199.

Em situações de emergência, os telefones disponíveis são 193, do Corpo de Bombeiros, e 190, da Polícia Militar.

A Defesa Civil informou ainda que segue monitorando as condições meteorológicas em tempo real e mantém equipes de prontidão em todo o Estado.

Publicidade