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Adamantina
terça-feira, 19 agosto, 2025

1950: Inauguração da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Pesquisador João Carlos Rodrigues destaca os fatos que marcaram a história de Adamantina

O prefeito da cidade de Lucélia, Luiz Ferraz de Mesquita, tentou impedir que Adamantina se tornasse um patrimônio ponta de linha para que os seus planos de elevar Lucélia à hegemonia regional não se frustrassem.

Sabendo que a estrada de ferro passaria por Lucélia e chegaria a Adamantina, o prefeito daquela cidade construiu uma casa na demarcação feita pela CPEF, onde a estrada de ferro deveria passar, somente para impedir que Adamantina se tornasse uma cidade ponta de linha.

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Essa pendência durou três anos na justiça, até que a CPEF ameaçou desviar a rota e passar a ferrovia seis quilômetros a norte de Lucélia, para que se atingisse o patrimônio de Adamantina.

Muitos moradores chegaram a dizer que, se acontecesse o desvio, seria o fim da cidade de Lucélia. Então a CPEF e Lucélia fizeram um acordo: a ferrovia passaria por Lucélia, mas Adamantina seria o patrimônio ponta de linha.

Esse acontecimento é que realmente alavancou o progresso do município e destacou o crescimento socioeconômico da cidade. Adamantina foi ponto final da Companhia Paulista de Estradas de Ferro de 1950 à 1959.

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Jamil de Lima, Deputado Salles Filho, Antonio Goulart Marmo, Mario Escobar Marmo, Ihity Endo, Francisco Gimenes Roda Filho e Deputado Cunha Bueno. No alto: Miguel Abdo, Euclydes Romanini, Dr Campolim de Almeida Filho, entre outros. (Foto: Arquivo Histórico Municipal/Cedida)
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