Uma média diária de 3,2 queimadas são registradas pelo Corpo de Bombeiros na região. Os dados apontam que somente em abril, o número de focos de incêndio somou 58 até segunda-feira (18). A baixa umidade aliada com a falta de consciência da população contribui para o aumento significativo nos casos.
Dados do Corpo de Bombeiros de Adamantina, que atende também Lucélia, Pracinha, Mariápolis, Flórida Paulista e Pacaembu, mostram que de janeiro a abril a quantidade de ocorrências de queimadas registraram aumento 440% comparado com mesmo período do ano passado. Foram 88 casos em 2016.
Segundo o subtenente Evandro Nakazima Baldo, na região os incêndios acontecem geralmente próximos às margens da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros) e da ferrovia, além de terrenos baldios. “O clima seco acompanhado de ventos permite que fogo se propague com maior rapidez, podendo provocar acidentes. Já na zona urbana, o aumento das queimadas se dá em virtude do hábito que muitas pessoas têm de colocar lixo em terrenos baldios e depois atear fogo”.

Subtenente do Corpo de Bombeiros. (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto)
Além de afetar o meio ambiente, as queimadas podem causar acidentes nas rodovias devido à fumaça, que pode ir toda para a pista e restringir a visibilidade dos motoristas. A Polícia Rodoviária alerta que os condutores devem ter o cuidado de verificar a opacidade dessa cortina de fumaça. Se ela estiver opaca o suficiente para que eu não veja o final dela, não é aconselhável ultrapassá-la, pois pode ser que mais à frente o motorista fique totalmente sem visibilidade e entre em pânico, onde geralmente o motorista freia bruscamente e acaba gerando colisões traseiras.
Segundo os Bombeiros, de junho a outubro é o período que a instituição fica em alerta para incêndios em vegetação, mas devido ao clima extremamente seco da região este ano o trabalho foi antecipado. “As queimadas na região geralmente atingem grandes áreas, sendo causada pela ação do homem, normalmente por negligência ou intencional”, alerta. “A população deve fazer a sua parte e contribuir para que os incêndios não causem prejuízos, como a necessidade de manter os terrenos urbanos baldios limpos”, finaliza.
