Biblioteca é habilitada para receber kits de incentivo à leitura para deficientes

Apesar de ter o espaço físico totalmente adequado para a acessibilidade, a Biblioteca ainda não possuía serviços voltados a pessoas com deficiência.

A Biblioteca Pública Municipal “Cônego João Baptista de Aquino”, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina, foi habilitada com o projeto “Perspectiva Inclusiva” no Edital nº 01/2016 da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que contemplará os municípios aprovados com kits (tipo 1 e tipo 2) contendo equipamentos eletrônicos de leitura para pessoas com deficiência.

A eventual contemplação no referido edital será o Kit Tipo 1, contendo um computador, um ampliador automático, um scanner leitor de mesa, um teclado ampliado, um mouse estacionário e um software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela.

“A Biblioteca Municipal apesar de ter o espaço físico totalmente adequado para a acessibilidade, ainda não possuía serviços ou equipamentos voltados a pessoas com deficiência. A habilitação e posterior contemplação neste edital da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência traz um marco de inovação nos serviços ofertados na Biblioteca. Todos funcionários estavam torcendo por essa aprovação e estamos felizes com esta conquista”, destaca o diretor do departamento de cultura Rafael Teixeira.

Direitos

Os principais objetivos da Secretaria são garantir que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com as demais pastas promovendo uma real melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. Além disso, a Secretaria pretende garantir que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada.

FONTEPor ASSESSORIA DE IMPRENSA
Conteúdo anterior1948: Luta pela Emancipação Política de Adamantina
Próximo conteúdoMeus queridos joelhos