Na última sexta-feira, 20 de maio, o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo -, realizou em Ouro Verde o primeiro evento de comemoração de seus 21 anos de existência.
O município faz parte da trajetória do projeto que iniciou em 1995 quando o então Secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça, ficou encantado com a apresentação da orquestra infantojuvenil local e se inspirou na criação da proposta.
A Diretora Executiva da Associação Amigos do Guri, Alessandra Costa agradeceu o empenho de todos os envolvidos. “Em 1995 foi plantada uma pequena semente em Ouro Verde e, 21 anos depois, ela se tornou uma política que atendeu mais de 600 mil alunos no Estado. Agradeço a todos que trabalharam para tornar o projeto possível, desde os profissionais dos polos, empresas e prefeituras até as famílias das crianças e jovens. Graças a todas elas que o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro. A música é nosso instrumento e os alunos são nossas obras-primas”, finaliza Alessandra Costa.
Na ocasião as orquestras de Ouro Verde e do Grupo de Referência de Presidente Prudente, ambas formadas por alunos do Projeto Guri, apresentaram repertórios variados e foram regidas por Ivan Molaro e Frances Auresco.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 45 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.