A pouco mais de dois meses do prazo final de registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, as articulações se intensificam nos bastidores da política adamantinense. Uma vez lançada oficialmente a pré-candidatura de Márcio Cardim (DEM) nesta semana, 10 partidos tentam se juntar para formar um ‘grupão’ com objetivo de derrotar o pré-candidato do DEM nas urnas. “Serão todos contra Cardim”, aponta o vereador Hélio dos Santos, uma das lideranças articuladoras.
Os partidos que poderão fazer parte do ‘grupão’ são:
PR – Hélio José dos Santos
PP – José Maria Haddad e Ricardo Bentinho
PV – Beth Meireles
PTB – Antônio Bazzo e Cicero Mortari
PT – João Grandão
PSB – Claudemir Cobo
REDE – Luiz Carlos Galvão
PSDB e PMDB – Ivo Santos e João Pacheco
PTC – José Romão
Esta articulação vai contra a ideia do DEM em lançar um candidato único nessas eleições, aglutinando todas as lideranças da cidade em prol de um único projeto. Um dos interlocutores da oposição ao DEM é o vereador Hélio José dos Santos, que presidente do diretório municipal do PR.
“O intuito desta possível união será oferecer outro nome como alternativa para os adamantinenses. Um nome que represente um grupo que tem uma proposta progressista e ideológica com a finalidade de atuar em favor do município, visando superar os problemas atuais e ao mesmo tempo atender as necessidades e anseios da população como um todo”, enfatiza.
Para obter sucesso os integrantes do chamado “grupão” terão muitos desafios pela frente. O primeiro seria despir de vaidades individuas para escolher, entre tantos, um único nome à prefeito e outro à vice. O segundo desafio: apresentar uma proposta de Governo que convença um eleitor cada vez mais ciente dos seus direitos.
A briga política está apenas começando. Os partidos têm prazo até 15 de agosto para oficializar as coligações na Justiça Eleitoral. Ai sim será o início oficial do pleito em Adamantina.