Os cursos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) desenvolvem projeto de extensão de horta e pomar agroecológicos no Câmpus IV da instituição.
O objetivo é proporcionar uma ação lúdica com as crianças atendidas pelo Programa de Educação Pró-Ativa “Suricates” (ProEduc-FAI) e, em contrapartida, os estudantes da FAI poderão desenvolver pesquisas como adubação, variedades, enxerto, nutrição de plantas, genética e melhoramento.
Sob a supervisão do coordenador dos cursos, professor Dr. Vagner Amado Belo de Oliveira, os alunos dos 5º e 7º termos estão envolvidos na execução da pesquisa, que se encontra na fase de instalação do sistema de irrigação. Assim que estiver concluído, o plantio será iniciado.
De acordo com Oliveira, a extensão do pomar é de 150 metros de comprimento, que comportará 50 árvores de plantas frutíferas e apícolas, como acerola, pitanga, manga, ameixa e romã.
“Vamos utilizar técnicas agroecológicas no pomar e na horta. Podemos realizar o plantio de plantas medicinais que irá beneficiar a comunidade”, relata o professor Vagner.
Faz parte das atividades acadêmicas a atuação dos alunos na horta da Casa de Recuperação e Reintegração Social (CRERES), com o cultivo de plantas fitoterápicas e medicinais, bem como na Horta Comunitária do Jardim Adamantina, onde os alunos de Agronomia e Tecnologia em Agronegócios auxiliam no plantio de feijão catador, abóbora paulistinha, cenoura, alface, experimento de adubação e controle de doenças e pragas.