27.9 C
Adamantina
sexta-feira, 18 julho, 2025

Estrada de ligação entre Adamantina e Lucélia recebe nome de Vicente Lima

Pioneiro de Lucélia, Vicente Lima, é um dos responsáveis por desbravar Adamantina e teve sua vida registrada na história das duas cidades.

Uma homenagem foi concedida na segunda-feira (6), pela Câmara Municipal de Adamantina, a Vicente Lima. Os vereadores deram o nome do pioneiro para estrada rural que interliga os bairros Cana Verde, Lagoa Seca e Aidelândia, em Adamantina, e Colônia Paulista, em Lucélia.

Vicente Lima, pioneiro de Lucélia e um dos responsáveis por desbravar Adamantina, teve sua vida registrada na história das duas cidades.

- Publicidade -

Marcos Lima, o décimo primeiro de 12 filhos, conta que seu pai mudou para região em 1942, aos 25 anos, juntamente com sua mãe Ozeny Leite de Lima e seis filhos. Natural de Pernambuco, foi acolhido pela família Honorato, do bairro União, onde iniciou suas plantações de algodão, amendoim, feijão e milho.

Vicente Lima (in memoriam) e Ozeny Leite de Lima (in memoriam). (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)
Vicente Lima (in memoriam) e Ozeny
Leite de Lima (in memoriam). (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)

Em 1967, Vicente Lima adquiriu sua primeira propriedade, se tornado um dos maiores plantadores de algodão e milho das décadas de 1980 a 1990 da Alta Paulista, gerando emprego direto para mais de 200 trabalhadores em época de colheita.

“A homenagem nos trouxe às lembranças de como era difícil produzir naquela época, sem ter condições de ter estradas confortáveis, por exemplo. Hoje, fico grato em ver as autoridades fazendo uma homenagem a uma pessoa de tão grande importância, não somente a família, mas para muitas pessoas que dependiam das lavouras. Muitos dizem que venceram na vida graças aos ensinamentos e experiência passada pelo meu pai a todos que estavam em sua volta”, comenta Marcos Lima.

Humildade e sabedoria são as marcas que Vicente Lima deixou nos filhos. “Todos os filhos foram criados no caminho correto. Meu pai deixou ainda toda família bem estruturada, sendo os 11 filhos com propriedades rurais de pecuária e agricultura. Era uma pessoa sábia, que nunca frequentou um dia de sala de aula, e deixou ensinamentos para toda a família”.

Hoje, os filhos que estão espalhados por São Paulo, Pará e Mato Grosso, agradecem a vereadora Noriko Saito (PV) pelo reconhecimento e homenagem. “Meu pai teve sua história marcada em Lucélia, mas foi reconhecido regionalmente. Todos os filhos têm orgulho de sua história que foi marcada por muita luta, conquistas e respeito”, finaliza Marcos Lima.

Publicidade