Termina hoje Semana do Aleitamento Materno nas unidades de saúde

Em Adamantina, alunos do curso de Nutrição da FAI, integram ação para celebrar a data.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno termina nesta sexta-feira (5) em mais de 170 países. Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças ao redor do mundo.

Em Adamantina, alunos do curso de Nutrição da FAI, que fazem estágio de Nutrição Social, integram uma ação para celebrar a data. A ação está sendo desenvolvida em três unidades de saúde

ESF Dorigo (Estância Dorigo), PAS II (Jardim Brasil) e Centro de Saúde (Vila Cicma) com o objetivo de incentivar as mães a amamentarem seus bebês de maneira e pelo tempo adequados. “A abordagem é feita enquanto as pacientes aguardam o atendimento médico e entregamos os panfletos falando sobre os benefícios que o leite materno traz para a criança e o que a amamentação traz para a mãe”, explicou a aluna Ana Raquel Perez, do 8º termo do curso.

A orientadora de estágio de Nutrição, Prof.ª Ma. Camila Maria de Arruda, diz que o aleitamento materno até os seis meses de idade é importante porque o leite oferece todos os nutrientes antígenos, que seriam como uma vacina própria para a criança, o que vai prevenir doenças e garantir o desenvolvimento cognitivo e pôndero-estatural (em relação a peso e estatura), prevenindo principalmente a obesidade e doenças crônicas no futuro. “Outros benefícios da amamentação, são o aumento do vínculo afetivo da mãe para com o bebê, o envolvimento da criança com os laços familiares, além da redução de custos com a compra de alimentos complementares não necessários para os primeiros meses de vida da criança”, avalia.

Minicurso

Na quinta-feira (25), o núcleo de estágio da disciplina de Nutrição Social da FAI realiza um minicurso de aleitamento materno e alimentação complementar, voltado às mães em período de amamentação ou de inserção de alimentação complementar aos seus bebês além do leite. O curso é gratuito e será realizado no laboratório de Técnica e Dietética do curso de Nutrição, no Câmpus II da FAI. São 20 vagas disponíveis. As inscrições podem feitas nas unidades de saúde com as alunas que passam por estágio.

FONTEPor GI Notícias, Adamantina
Conteúdo anteriorÔnibus Balada inova mercado de eventos e se torna referência
Próximo conteúdo10 partidos fazem convenções partidárias nesta sexta em Adamantina