16.7 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Quatro candidatos vão disputar a Prefeitura de Lucélia

As eleições prometem ser bem acirradas devido à pulverização de candidatos de correntes ideológicas semelhantes, expressada em divisões entre antigos aliados ou união de grupos que foram adversários em 2012

As eleições municipais prometem ser bem acirradas em Lucélia. O fato que mais contribui para isso é a pulverização de candidatos de correntes ideológicas semelhantes, expressada em divisões entre antigos aliados ou união de grupos que foram adversários em 2012.

Partidos que apoiaram a eleição de Osvaldo Alves Saldanha (PSDB) estão divididos entre três candidatos – Julio José Moreno, Elizandro Valério (o Bico) e Carlos Ananias Júnior. O PSDB, PP e PTB, que estavam unidos no último pleito municipal, agora são concorrentes na disputa para administrar a ‘Capital da Amizade’. Já o PV e PT, concorrentes há quatro anos, formam coligação de apoio a Marcos Vicente Lima.

- Publicidade -
O vereador Julio José Moreno foi escolhido pelo PSDB juntamente com empresário Marcelo Grego (DEM)
O vereador Julio José Moreno foi escolhido pelo PSDB juntamente com empresário Marcelo Grego (DEM)

Julio da Autoescola (PSDB)

Candidato pela situação, o vereador Julio José Moreno foi escolhido pelo PSDB para disputar a eleição majoritária após desistência de Saldanha à reeleição.

O tucano e o empresário Marcelo Grego (DEM) foram confirmados para representar o grupo formado ainda pelo PPS, PR e PSD.

Além dos candidatos, a convenção realizada no dia 23 reuniu filiados e simpatizados dos partidos que formam a coligação, como do ex-prefeito Antônio Pernomian e da vereadora Ivone Mazini Pernomian, que demonstraram apoio a candidatura do tucano.

“Teremos algumas confirmações até dia 5, conforme a situação política na cidade for se definindo, e estamos de portas abertas para coligação de mais partidos que queiram agregar ao projeto”, afirma Julio da Autoescola, que também é presidente do PSDB.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prazo estipulado para a realização dos eventos vai até essa sexta-feira (5).

PP oficializou a candidatura de Elizandro Valério, o Bico, e a única candidata mulher na eleição majoritária deste ano, Isabel Facco
PP oficializou a candidatura de Elizandro Valério, o Bico, e a única candidata mulher na eleição majoritária deste ano, Isabel Facco

Bico (PP)

Apostando na renovação política, o PP oficializou a candidatura de Elizandro Valério, o Bico, e da única candidata mulher na eleição majoritária deste ano, Isabel Facco. O PRB faz parte da coligação de apoio, que realizou a convenção no dia 29.

“Quando coloquei meu nome a disposição para lançar candidatura para prefeito, tinha para comigo a necessidade de mudança. Ainda sozinho me reuni com vários munícipes, tive o acolhimento de todos, sem distinção de classes e pude realmente constatar que todos almejam uma renovação, almejam o novo. Visto isso vi a possibilidade de suprir uma carência que não é só do nosso município, mas talvez de todo o país, que é à força de uma mulher dentro de um projeto político de renovação”, destaca Bico.

A coligação de apoio a Marcos Lima (prefeito) e Antônio Martinez, como vice, é formada pelo PV, PMDB, PTN e PEN. Deputado Reinaldo Alguz esteve presente na convenção
A coligação de apoio a Marcos Lima (prefeito) e Antônio Martinez, como vice, é formada pelo PV, PMDB, PTN e PEN. Deputado Reinaldo Alguz esteve presente na convenção

Marcos Lima (PV)

Já o PV repetirá a dobradinha segunda colocada na eleição de 2012, agora com apoio do PT que ficou na terceira posição na disputa ao Executivo. A coligação de apoio a Marcos Lima (prefeito) e Antônio Martinez, como vice, é formada ainda pelo PMDB, PTN e PEN.

A convenção, realizada no sábado (30), contou com a presença do deputado estadual Reinaldo Alguz (PV). “Uma das nossas metas é acabar com as rixas partidárias, de grupos políticos adversários”, comenta Marcos Lima. “A política é feita de diálogo, de aproximação de ideias e pensamentos que se parecem. Mas, acima disso, é necessário o ideal de trabalhar em prol do município. O objetivo do PV é colocar as pessoas certas nos lugares corretos, independente de ideologia política. Se a pessoa tiver competência e faz parte de outro partido, será aproveitada”, completa.

Carlos Ananias Júnior disputará o pleito pelo PSB juntamente com Celso Antoniel, do Solidariedade
Carlos Ananias Júnior disputará o pleito pelo PSB juntamente com Celso Antoniel, do Solidariedade

Carlos Ananias Júnior (PSB)

O fisioterapeuta Carlos Ananias Júnior disputará o pleito de outubro pelo PSB juntamente com o agente penitenciário Celso Antoniel, do Solidariedade. O PTB também faz parte da coligação, que foi oficializada na terça-feira (2).

O candidato explicou que, mesmo morando em São Paulo, acompanhava os problemas que atingem os lucelienses. “O município se encontra na UTI há anos. Por isso, é necessária uma gestão séria. Desde pequeno, acompanhei a vida política do meu pai, as alegrias e tristezas. Por isso, ele estará do meu lado, caso eleito, na administração do município”, afirma.

Segundo o ex-prefeito Carlos Ananias, a candidatura de seu filho foi viabilizada devido apelo da população. “Há um ano e meio ele mostrou sua indignação com a situação que se encontra o município pelas redes sociais, e devido ao legado deixado pela minha administração de oito anos, a população clamava a sua candidatura”, comenta.

Mais de 110 candidatos devem concorrer ao Legislativo

A disputa pelo Legislativo também deve ser intensa este ano em Lucélia. Ao menos 116 devem concorrer as 11 cadeiras da Câmara Municipal.

Pela coligação formada pelo PSDB, DEM, PPS, PR e PSD devem sair 44 candidatos a vereador, divididos em duas chapas.

Os partidos PV, PT, PMDB, PTN e PEN também devem ter mais de 40 candidatos ao Legislativo. Já o PSB, PTB e Solidariedade devem lançar 14 nomes. E a coligação do PP e PRB terá 18 postulantes a Câmara.

Publicidade