Desde segunda-feira (15), o atendimento emergencial no Pronto Socorro de Adamantina, mantido pela Prefeitura, é feito pelo programa de “Acolhimento e Classificação de Risco”, que utiliza cores para definir a gravidade de cada paciente.
Segundo a Secretaria de Saúde, o novo atendimento vai priorizar a urgência do paciente. O Acolhimento com classificação de risco é realizado por enfermeiros capacitados que irão avaliar o paciente que chegar ao Pronto Socorro, identificando aquele que necessitar de atendimento imediato, urgência e/ ou emergência, de acordo com a gravidade de cada caso. Assim, a ordem de atendimento não será mais por ordem de chegada, e sim pela gravidade de cada caso.
Caso ocorram alterações no quadro clínico dos pacientes após a classificação, o mesmo será reavaliado, podendo mudar a cor que foi anteriormente classificado.
Humanização
O programa é um novo modelo de atenção à saúde proposto pela Política Nacional de Humanização do SUS, do Ministério da Saúde. O objetivo é tornar o atendimento nas emergências mais humanizado, visando um atendimento focado no paciente e não somente na doença.
