Mais 50 famílias receberam as chaves da casa própria neste sábado (27). As moradias do Conjunto Residencial Avelino Alves Moreira foram entregues aos habitantes de Flora Rica durante a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na região. O benefício faz parte do Programa “Morar Bem, Viver Melhor”.
Os imóveis contam com aquecedor solar instalado, dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Na área externa, o residencial possui paisagismo, calçadas e infraestrutura completa com redes de água, esgoto, drenagem, galeria de águas pluviais e iluminação pública.
“Entregamos um grupo de casas para os idosos. Temos também um grupo de casas para pessoas que têm alguém com deficiência na família. Estas unidades já vêm com acessibilidade, barras e portas mais largas. Por fim, temos um grupo de unidades para quem não tem moradia e agora poderá realizar o sonho da casa própria”, disse Alckmin.
A grande maioria das famílias beneficiadas em Flora Rica ganha até três salários mínimos. As prestações são subsidiadas pelo Governo Estadual e calculadas de acordo com a renda familiar. Por isso, os novos moradores do residencial desembolsarão cerca de 15% dos rendimentos para o pagamento do financiamento habitacional, sendo a parcela de menor valor equivalente a R$ 132.
Os beneficiados foram selecionados por meio de sorteio público e terão 25 anos para quitar o financiamento. Mas, para participar da seleção, os interessados deveriam cumprir alguns critérios, como receber entre um e dez salários mínimos, não ser proprietário de imóvel e residir ou trabalhar na cidade de Flora Rica há três anos, no mínimo.
Investimentos na região
O residencial foi viabilizado em parceria com a Prefeitura de Flora Rica, que cedeu o terreno. Já para a construção, o Governo do Estado investiu R$ 5 milhões, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU). Desde 2011, a região de Presidente Prudente recebeu 6,7 mil novas moradias. Além disso, outras 2,4 mil estão em construção.
Agenda
Alckmin também visitou Flórida Paulista neste sábado (27), onde acompanhou a formatura da Escola de Moda do Fundo Social de Solidariedade (Fussesp), que contou com um desfile de moda. A iniciativa é fruto de convênio firmado com o Fundo Social de Solidariedade. São cursos de curta duração, voltados especialmente para pessoas desempregadas, para que tenham uma nova oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Ainda na cidade, o governador visitou as atividades do programa Padaria Artesanal, outra iniciativa do Fussesp.
A Escola de Qualificação Profissional iniciou as atividades em 2011, com a Escola de Moda e a Escola de Beleza. No ano seguinte, foi inaugurada a Escola de Construção Civil. Outro projeto do Fundo Social de Solidariedade, que também visa a qualificação profissional, é a Padaria Artesanal, que ensina a receita de 10 pães artesanais. Juntos, estes projetos já atenderam mais de 150 mil pessoas.
Para participar dos cursos, o interessado deve ter a partir de 16 anos e não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área.