Jovens da Fundação Casa disputam Olimpíada da Língua Portuguesa

Adolescentes cumprem medida socioeducativa em Irapuru.

Dois adolescentes que cumprem medida socioeducativa na unidade da Fundação Casa, em Irapuru, tiveram seus textos classificados para a etapa estadual da 5ª edição da Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Os textos passaram por uma comissão julgadora no município e, agora, seguem para a comissão estadual, na tentativa de representar o Estado de São Paulo na etapa nacional.

Um deles escreveu uma memória literária, cujo título é “Lembranças da Minha Infância”, enquanto o segundo fez a crônica intitulada “Aos Olhos da Sociedade”. Nesse centro socioeducativo, a professora de português, Sirlene Ruiz, da Escola Estadual José Edson Moysés, instituição vinculadora local, com base no material didático da Olimpíada, trabalhou os conteúdos em duas aulas de leitura e os jovens dedicaram outras duas aulas para compor os textos. A equipe pedagógica fez uma seleção interna e inscreveu as publicações para a etapa municipal.

Os avaliadores municipais levaram em consideração na escolha dos representantes a adequação ao gênero proposto e se o tema foi seguido, além de convenções da escrita e marca da autoria. A fase estadual da Olimpíada da Língua Portuguesa começa no dia 26 de setembro, quando a comissão julgadora já terá definido todos os 500 trabalhos classificados para esta nova etapa.

Entre outubro e novembro, acontecerão as semifinais e no dia 29 de novembro a comissão julgadora nacional definirá o vencedor da competição. A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio.

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

FONTEPOR G1 PRESIDENTE PRUDENTE
Conteúdo anteriorUniversitários realizam atividades no Butantan e no Zoológico de SP
Próximo conteúdoPAT de Adamantina disponibiliza vaga para deficiente auditivo