18 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Lucélia recebe nota 10 no tratamento de resíduos

Resultados são divulgados por meio do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, onde Lucélia recebeu a nota máxima. Em 2015, a avaliação foi de 9,4.

Lucélia recebeu nota 10 no quesito ‘cuidados com o lixo’ na avaliação que integra o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos, realizado pela CETESB e que analisa as condições ambientais e sanitárias dos aterros de cada município.

Os resultados são divulgados por meio do IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos), onde Lucélia recebeu a nota máxima. Em 2015, a avaliação foi de 9,4.
Elaborado a partir de inspeções ‘in loco’ nas áreas de destinação por técnicos da Cetesb, o IQR considera uma série de fatores, como estrutura de proteção ambiental dos empreendimentos, características do espaço, dimensões da frente de trabalho (área na qual os resíduos são compactados) e outros.

- Publicidade -

A partir da pontuação obtida nos diversos indicadores, os aterros são classificados em dois tipos de avaliações: condições inadequadas (de 0 a 7) e condições adequadas (de 7,1 a 10).

Para pontuar, a Cetesb leva em consideração a situação dos aterros, de acordo com o que pede o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que decretou o fim dos lixões no Brasil.
As cidades consideradas inadequadas, com notas inferiores a sete, podem perder recursos dos Governos Federal e Estadual para implantação e manutenção de projetos nas áreas de saneamento e meio ambiente.

De acordo com a Diretoria de Meio Ambiente, em Lucélia, o lixo orgânico coletado segue primeiramente para a Estação de Transbordo, local onde os caminhões da coleta domiciliar e de lixo público descarregam todo o resíduo do município. Em seguida é pesado e transferido para contêiner e por meio de empresa contratada segue para o aterro sanitário em Quatá.

Esse sistema, além de extinguir o aterro sanitário no município, serve para reduzir os custos de transporte dos resíduos até o aterro sanitário, uma vez que o contêiner consegue transportar um volume maior.

Publicidade