Os homens brasileiros se preocupam cada vez mais com a aparência física e com os cuidados estéticos. Procuram fazer um corte de cabelo diferente, manter uma barba à mostra, porém bem aparada, e usam produtos para pele. E esse constante crescimento no consumo se reflete no aumento de serviços especializados destinados aos homens que buscam tratar da barba, cabelo e pele.
Acompanhando este aumento, o barbeiro Everaldo Cobertino buscou a profissionalização para aperfeiçoar os serviços oferecidos aos homens.
“A busca pela beleza é algo inerente ao ser humano. Vai muito além do que a simples procura pela vaidade e realização pessoal, mas sim a consolidação da autoestima e do bem estar pessoal. Poder atender este mercado tão importante é um privilégio”, destaca.
Por isso surgem cada vez mais barbearias para atender essa demanda. “O objetivo da barbearia é criar um espaço destinado à beleza masculina, onde ele pudesse ter a liberdade de usufruir dos avanços da área sem ter que dividir o mesmo território com o sexo feminino. Um lugar em que ele pudesse se sentir à vontade, para cuidar do visual, criar o seu próprio estilo e ainda usufruir da companhia de amigos, de um bom bate-papo e até um espaço destinado para degustar uma cerveja de forma descontraída dentro do seu cotidiano”, afirma.
O ar retrô da barbearia confere um charme especial ao ambiente que vem recheado de detalhes e informações pertinentes ao imaginário masculino, tornando-o peça integrante do local. “Cada detalhe de decoração foi planejado, e obtido ao longo do tempo, pois tenho uma predileção especial por objetos e materiais do passado. Desta forma é possível unir os benefícios da vida moderna com o charme vintage de outras décadas”, afirma Cobertino.
O profissional afirma que os clientes são os orientadores da ação profissional: cada um é dono do seu estilo e desejo pessoal. “A barbearia tenta cristalizar na prática, o ideal que o cliente deseja para si em termos de cabelo, barba ou bigode, tanto em corte, como penteado. O objetivo é não realizar um atendimento automático e padronizado para todos, fugindo da ideia de salões em estilo linha de produção de fábrica, mas sim propiciar a cada cliente, a satisfação de que seu atendimento seja único e diferenciado”.
Profissionalização
Para atender este público cada vez mais exigente, o barbeiro buscou qualificação profissional no Instituto Embelleze. “O Curso da Embelleze foi à semente fundamental que permitiu que germinasse a raiz principal de uma ideia que hoje começa a gerar frutos. As informações primordiais técnicas que obtive ao longo do meu processo de formação na Embelleze me permitiram alçar outros vôos”, comenta.
Serviço
COMPANHIA DA BARBA
Avenida Washington Luiz – 2336, Jardim Paulista – Presidente Prudente (SP) Fone: (18) 3906-4161
Horário de atendimento: 10h às 20h de segunda a sexta, e sábados das 10h às 18h
INSTITUTO EMBELLEZE
Rua Tenente Nicolau Mafei – 357 – 1º andar, Calçadão Centro – Prudente (SP)
Fone: (18) 3916-7062