15.9 C
Adamantina
segunda-feira, 7 julho, 2025

Diretor da UniFAI e representantes da AIMES-SP visitam o MEC

Um dos objetivo da visita foi pleitear ampliação do FIES e do ProUni nas Instituições Municipais de Ensino Superior

O diretor geral das Faculdades Adamantinenses Integradas, agora UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), Prof. Dr. Wendel Cleber Soares, esteve em Brasília na terça-feira, 25 de outubro, acompanhado de representantes da AIMES-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo), para uma visita ao MEC (Ministério da Educação).

A comitiva paulista, composta pelo diretor geral da UniFAI e também pelo reitor do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista, Prof. Dr. Francisco de Assis Carvalho Arten, pelo pró-reitor de Administração da UNIFAE, Prof. Dr. Marco Aurélio Ferreira, e pelo diretor executivo da AIMES-SP, Sandoval Nassa, foi recebida pela secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro.

- Publicidade -

Meta

O objetivo da viagem à capital federal foi apresentar formalmente a AIMES-SP à pasta e discutir sobre o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil e o ProUni (Programa Universidade Para Todos). “O motivo da reunião foi para que o MEC tenha conhecimento da AIMES-SP e, também, aproveitamos para pleitear a ampliação do FIES e do ProUni nas Instituições Municipais de Ensino Superior”, disse Wendel Soares.

Segundo o diretor da UniFAI, a secretária executiva do MEC informou que o FIES deverá ter um novo formato a partir de 2017. “Ela assegurou que vai inserir a AIMES-SP numa agenda no Ministério da Fazenda, juntamente com outras entidades de classe de faculdades particulares, para participar das discussões sobre a reestruturação do FIES”, explicou.

Sobre o ProUni, Wendel Soares afirmou que, como o benefício é voltado somente para as instituições privadas, o MEC deve verificar junto ao seu departamento jurídico a possibilidade de inserir as Instituições Municipais de Ensino Superior (que são públicas) no programa.

Visita de representantes do MEC

Também durante a viagem a Brasília ficou acertada a possibilidade de uma nova reunião e palestras de representantes do MEC com as IMES, ainda em novembro, em data a ser confirmada, na UNIFAE, em São João da Boa Vista. “Esse contato é muito importante para que possamos pleitear mais parcerias e recursos junto ao MEC para as IMES”, concluiu Wendel Soares.

Publicidade