1º Congresso de Municípios com novos gestores debaterá a Alta Paulista

O encontro é organizado pelo Sincomercio e contará com apoio da Amnap e UniFAI

Debater para crescer. Este é objetivo do 1º Congresso de Municípios da Alta Paulista, que discutirá problemas, soluções e a unidade da região. Voltado aos novos gestores, o encontro regional acontecerá no próximo ano em Adamantina.

Turismo, segurança, educação e saúde são alguns dos temas que serão abordados pelo Congresso, com a participação de secretários e diretores do governo do estado de São Paulo. A intenção, segundo o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista) – organizador do evento, é mobilizar os políticos para debaterem a região, carente de projetos elaborados de forma conjunta entre os municípios.

“Impera na região o bairrismo, rivalidade entre as cidades. É necessário mudar este discurso e agir de forma diferente. Uma mudança já houve, com a eleição de dois deputados federais da Alta Paulista, mas é preciso de ações mais eficazes em conjunto. A região só se desenvolverá com os municípios trabalhando unidos”, afirma o presidente do Sincomercio, Sérgio Vanderlei da Silva.

O público-alvo do Congresso são os novos administradores – prefeitos, vereadores e secretários. Mas, estará aberto a toda comunidade, principalmente universitários que poderão participar de debates específicos. “A intenção é agregar toda a sociedade para debater os problemas e soluções para região, com foco nos estudantes que são os futuros profissionais e gestores da Alta Paulista. O pensamento de unidade deve ser envolver todos os setores”, afirma.

O Congresso

O 1º Congresso de Municípios da Alta Paulista acontecerá em março ou abril de 2017, com uma semana de debates em três períodos (manhã, tarde e noite). O encontro, organizado pelo Sincomercio, contará com apoio da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) e Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista).

Além das autoridades locais, haverá a participação de secretários e diretores de Estado e do Governo Federal, que terão um panorama das necessidades dos municípios da região. A organização do evento convidará o governador Geraldo Alckmin para encerrar o encontro de debates.

“Precisamos de agentes públicos comprometidos com a Alta Paulista. Pretendemos trazer o staff do Governo do Estado e da União para conhecer realmente a realidade regional e, com isso, trazer investimentos que agregam ao desenvolvimento dos municípios”, comenta o presidente do Sincomercio.

10 anos de ‘Fórum’

O Congresso também relembrará o 1º Fórum de Desenvolvimento de Adamantina, que completará 10 anos em 2017. “Iremos desenterrar carta e fazer balanço das metas que foram cumpridas para o crescimento de Adamantina. O Fórum foi um marco na cidade e, agora com o Congresso queremos ampliar as discussões para toda a região”.

Resultado

Ao final do Congresso, será elaborada carta de intenções em que todos os agentes públicos da Alta Paulista e do Estado se comprometam a trabalhar pelo desenvolvimento regional.

 

FONTEPOR João Vinícius | Grupo Impacto
Conteúdo anteriorReceita paga 6º lote do Imposto de Renda 2016 nesta quarta
Próximo conteúdoEstudantes e professores podem se candidatar a concursos públicos