O encontro com os prefeitos promovido pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), na terça-feira (22), no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria), visou sensibilizar e informar os futuros gestores públicos sobre os programas do serviço e sua contribuição para a geração de renda, emprego e novos postos de trabalho.
Conforme a Assessoria de Imprensa do Sebrae, o escritório regional de Presidente Prudente, que atende 54 municípios, engloba 51,2 mil empresas, sendo que, deste total, 20,3 mil são comércios, 16,4 mil são empresas, 8,1 mil indústrias e 6,3 mil são agronegócios.
Quanto aos MEIs (Microempreendedores Individuais) – que são trabalhadores antes informais e que foram legalizados, facilitando, desta forma, a obtenção de CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), abertura de conta bancária, pedido de empréstimos e emissão de notas fiscais –, o canal informa que a regional regularizou 29.199 microempreendedores até 19 de novembro, ao passo que, no ano passado, o número de cadastrados até 21 de novembro foi de 24.777.
Para o gerente regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, 2016 foi um ano difícil para o setor das micro e pequenas empresas e permeado de desafios e negócios descontinuados, contudo, a expectativa é que 2017 seja um ano melhor. “Temos para 2017 algumas prefeituras endividadas, com gastos em desequilíbrio e projetos a serem concluídos. Sendo assim, acredito que voltar o olhar para a promoção do desenvolvimento local, com a geração de postos de trabalho, seja um meio de identificar oportunidades para a recuperação da economia”, considera.







