A medida que os anos passam, o metabolismo tende a ficar um pouco mais lento e, consequentemente, dependendo da situação, ganhar alguns quilos fica inevitável.
Alguns tipos de exercícios físicos podem também trazer resultados surpreendentes principalmente para aqueles que já passaram dos 40 anos.
A seleção a seguir foi feita por especialistas do EstudioPass, plataforma de assinatura mensal para acesso a diversos estúdios e academias do país, e óbvio é indicada para pessoas de todas as idades.
Vale lembrar, no entanto, que somente um profissional é capaz de indicar o melhor tipo de exercício para o seu perfil.
Crossfit
O que é: treinamento que inclui força, condicionamento em geral e é formado por um mix de exercícios.
Benefícios: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Pilates
O que é: atividade de baixo impacto que auxilia na flexibilidade e fortalecimento muscular.
Benefícios: melhora a capacidade respiratória, a mobilidade das articulações, o equilíbrio e a coordenação motora.
Funcional
O que é: séries de exercícios feitas com ajuda de diferentes aparelhos, como bolas, pranchas, pesos e que exige do aluno coordenação, força, equilíbrio e agilidade. O mais interessante neste tipo de treinamento é que normalmente ele é moldado de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Benefícios: aumenta a força, a resistência, a coordenação e o equilíbrio.
Zumba
O que é: aula de dança que mistura ginástica e ritmos latinos.
Benefícios: melhora o sistema cardiovascular, músculos inferiores e também a memória, já que é necessário seguir uma sequência para acompanhar o ritmo.
Ioga
O que é: mais do que uma atividade física, o ioga é um estilo de vida. A atividade mexe não só com o corpo, mas também com a mente.
Benefícios: ajuda a aumentar a flexibilidade e força física, controla a ansiedade, bem-estar emocional e reduz a pressão alta.
Corrida
O que é: embora qualquer um possa começar a correr, trata-se de uma prática que deve sempre ser feita com o acompanhamento de um profissional, uma vez que existe risco de lesão.
Benefícios: melhora a circulação e aumenta a resistência cardiorrespiratória.