“A chapa que encabecei não foi de oposição, mas de união”, afirma Fiorillo

O que poderia ter rachado o Democratas - disputa interna pela presidência da Câmara Municipal de Adamantina - trouxe união, destaca o presidente eleito

O que poderia ter rachado o Democratas – disputa interna pela presidência da Câmara Municipal de Adamantina – trouxe união, destaca o eleito Eduardo Fiorillo. Ele venceu a disputa contra o vereador Acácio Rocha, também do DEM, por cinco votos a quatro no último dia 1º.

“O consenso foi tentado, mas não prosperou. Assim, a disputa para a presidência da Câmara ficou entre dois candidatos do Democratas, partido que elegeu o presidente com o voto de vereadores de outras legendas, tudo em clima cordial e respeitoso”, afirma Fiorillo ao IMPACTO.

O novo presidente do Legislativo encabeçou chapa que contou com apoio de vereadores considerados de oposição, como Paulo César Cervelheira e João Davoli, ambos do Partido Verde, além de Hélio José dos Santos (PR). Em compensação, Acácio tinha apoio da maioria dos vereadores do DEM.

“A eleição para prefeito e vereador acabou no ano passado. A chapa dos membros da Mesa da Câmara, por mim encabeçada, não foi de oposição, mas de união, para fortalecer Adamantina e recuperar conquistas valiosas. Prova da união foi o esforço para assegurar, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos na composição da Mesa, sem êxito”, enfatiza.

Executivo

Fiorillo afirmou também que pretende apoiar a gestão de Márcio Cardim, que é de seu partido. “Há muito por fazer em todas as áreas da Administração e seria absurdo negar ao Executivo os instrumentos necessários ao desenvolvimento de Adamantina. Observados os princípios da harmonia e da independência dos Poderes e presente o interesse público, a postura deve ser de apoio e de atuação em conjunto com o prefeito”, explica.

Desafios

O novo presidente destaca que pretende “evidenciar, por palavras e ações, que a Câmara existe para fortalecer a democracia e defender o bem comum, com dignidade e sensatez”, comenta. “Além disso, propiciar condições para a tramitação normal do processo legislativo e exercitar, com os vereadores e funcionários, as virtudes da urbanidade e da moderação no tratamento com as pessoas”.

Já sobre os desafios do município, Fiorillo afirma que os principais são referentes à instalação da Fatec (Faculdade de Tecnologia), geração de emprego, construção de casas populares, aumento de creches, melhorias na saúde, no IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) e embelezamento de Adamantina.

Nova Mesa Diretora é composta por Acácio Rocha (1º secretário), Eduardo Fiorillo (presidente) e Maria de Lourdes Santos Gil, a Dinha (2ª secretária). (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto)
Nova Mesa Diretora é composta por Acácio Rocha (1º secretário), Eduardo Fiorillo (presidente) e Maria de Lourdes Santos Gil, a Dinha (2ª secretária). (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto)

Participação

Apesar da primeira sessão ordinária do ano ser apenas em 6 de fevereiro, o presidente do Legislativo afirma que os vereadores já estão atuantes. “A Câmara permanece de portas abertas, o público está sendo atendido normalmente pelos vereadores e funcionários, bem como reuniões com associações e autoridades são realizadas na tentativa de resolver problemas sociais”.

Questionado sobre como pretende se relacionar com a população, que apesar de pouco participativa nas sessões, realiza diversas críticas aos vereadores, Fiorillo comentou que pretende falar sempre a verdade a fim de evitar confusão e preservar a imagem pública da Câmara. “Além disso, ser transparente, acolher sugestões e críticas construtivas da comunidade de modo a possibilitar que a Administração possa operar melhor e aumentar sua capacidade de satisfazer as necessidades da população”, afirma.

Agradecimentos

“Faltaria ao dever se não agradecesse aos meus familiares, amigos e vereadores pelo apoio, pela confiança e pelos votos que me conduziram à presidência do Legislativo. E também, se não reiterasse boa sorte ao prefeito Márcio Cardim e à vice Ana Maria Romanini Micheloni. Reafirmo, outrossim, o compromisso de continuar trabalhando com a seriedade e o respeito que as famílias merecem para consolidar Adamantina como cidade agradável para morar e segura para investir”, finaliza o novo presidente da Câmara.

FONTEPOR João Vinícius | Grupo Impacto
Conteúdo anteriorUniFAI, Prefeitura e Santa Casa estudam melhorias na estrutura e atendimento do hospital
Próximo conteúdoO que motivou a saída de Wendel da direção da UniFAI?