21.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Apesar de não ser feriado, carnaval altera funcionamento de comércio, Prefeitura e UniFAI

Os horários foram definidos durante assembleia geral realizada pelo Sincomercio com a participação do empresariado local. Já a Prefeitura de Adamantina informa que a regulamentação está prevista no Decreto nº 5.674, de 7 de novembro de 2016

Na próxima terça-feira (28), é comemorado uma das festas mais populares do país – o carnaval. Apesar de não ser feriado nacional, nem no estado de São Paulo e nem em Adamantina, a data altera o funcionamento do comércio e das repartições públicas.

Comércio e supermercado

- Publicidade -

As lojas funcionarão em horário normal nesta segunda-feira (27), das 8h às 18h. Na terça-feira (28), os estabelecimentos estarão fechados. E, na quarta-feira, dia 1º de março, o comércio volta a funcionar a partir das 13h.

Já os supermercados funcionarão na segunda e quarta-feira em horário normal. E, na terça-feira até às 12h.

Os horários foram definidos durante assembleia geral realizada pelo Sincomercio com a participação do empresariado local e homologação do Sincomerciarios (Sindicato dos Empregados do Comércio de Tupã e Região) no final do ano passado.

Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Adamantina informou que a regulamentação para esses dias, no que se refere às repartições públicas municipais, está prevista no Decreto nº 5.674, de 7 de novembro de 2016.

De acordo com a normal, foi decretado ponto facultativo na segunda-feira. Não haverá expediente na terça e, na quarta-feira de cinzas a prefeitura retoma suas atividades a partir das 13h.

UniFAI

Em razão do recesso de carnaval, UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) também não tem atividades administrativas e acadêmicas entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março.

“Informamos a Suspensão das Aulas pelo recesso de Carnaval previsto em Calendário [Acadêmico] a partir do dia 25 de fevereiro até 1º de março. Assim, as atividades de todas as unidades retornam normalmente no dia 2 de março (quinta-feira)”, afirmou a nota administrativa encaminhada pela direção geral.

Sincomercio se reuniu com empresários do setor supermercadista
Sincomercio se reuniu com empresários do setor supermercadista

Sincomercio alerta empresários

Apesar de não se tratar de feriado, a maioria das empresas acaba alterando a rotina em razão de se tratar de uma festa tradicional no país. Assim, o empregador poderá adotar as seguintes alternativas: exigir o trabalho normal do empregado, sem qualquer acréscimo na remuneração; negociar com o empregado a dispensa do trabalho mediante acordo de compensação, limitada a duas horas diárias ou utilização do banco de horas, se houver; dispensar o empregado por mera liberalidade. Nesta hipótese, o empregador deve ficar atento ao costume e ao direito adquirido quando reiteradamente concede dispensa automática.

Em eventual reclamação trabalhista o Poder Judiciário tende a interpretar estas situações como alteração tácita do contrato de trabalho para concessão de folga no dia do carnaval.

Reunião com supermercados

E, ainda sobre o assunto, o Sincomercio se reuniu com empresários do setor supermercadista na sexta-feira (27), para debater a abertura dos estabelecimentos durante os feriados de 2017, um total de 13 datas.

Ficou acordada na reunião a abertura dos supermercados em quatro feriados: 9 de julho (domingo) Revolução Constitucionalista; 7 de setembro (quinta-feira) Independência do Brasil; 2 de novembro (quinta-feira) Finados; e 8 de dezembro (sexta-feira) Imaculada Conceição.

Publicidade