Campanha de vacinação contra gripe pretende imunizar 10 milhões a partir desta segunda

Vacinação ocorrerá em fases para cada público-alvo, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo inicia nesta segunda-feira (17) a vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, para idosos a partir dos 60 anos. A campanha de 2017 ocorrerá em fases para cada público-alvo, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina.

O Governo do Estado planeja proteger cerca de 10 milhões de paulistas, o que corresponde a 80% das 12,6 milhões de pessoas dos grupos atendidos. A próxima etapa será realizada a partir de 24 de abril, para crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz, além da população indígena.

Em 2 de maio, a vacinação se estende para pacientes com doenças crônicas e comorbidades (associação de pelo menos duas enfermidades). Professores da rede pública e privada de ensino poderão se imunizar a partir de 8 de maio.

O cronograma começou na ultima segunda-feira (10) para trabalhadores dos serviços públicos e privados de saúde de todo o Estado. Nada impede que o cidadão de um grupo com período de atendimento iniciado participe da iniciativa nas semanas seguintes. As doses estarão disponíveis normalmente nos postos de saúde, desde que respeitada a data para o público-alvo.

Dia D contra a gripe
Neste ano, o “Dia D” da campanha contra a gripe está marcado para 13 de maio, com encerramento em 26 do mesmo mês, em todo o território paulista. A população contará com mais de quatro mil locais, que funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

“A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. “A vacina não tem nenhuma capacidade de provocar gripe, já que é composta apenas por partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, acrescenta.

Além de imunizar contra a gripe A H1N1, que se espalhou pelo mundo em 2009, as doses defenderão os paulistas contra os vírus do inverno de 2017, denominados A/Hong Kong e B/Brisbane.

Cronograma da Campanha de Vacinação Contra Gripe 2017:
Etapa 1 – a partir de 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais
Etapa 2 – a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e idosos com 60 anos ou mais de idade
Etapa 3 – a partir de 24 de abril: indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz, crianças com pelo menos seis meses e menores de cinco anos
Etapa 4 – a partir de 2 de maio: pacientes com doenças crônicas e comorbidades
Etapa 5 – a partir de 8 de maio: professores da rede pública e privada e todos os outros grupos anteriores
Dia 13 de maio – “Dia D”

FONTEDO PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO
Conteúdo anteriorCom previsão de funcionamento este ano, Prefeitura acionará judicialmente construtora responsável pela UPA
Próximo conteúdoCircuito Cultural Paulista apresenta espetáculo infantil neste sábado