Além de se preocupar em pagar as contas em dia, alguns adamantinenses estão sendo obrigados a cobrar a empresa de fornecimento de energia o envio correto dos boletos para pagamento. Nesta semana, o IMPACTO foi procurado por consumidores que estão com mesmo problema – recebimento da conta de energia sem código de barras.
Uma empresária, que tem uma papelaria no centro da cidade, explica que no mês passado recebeu a fatura com o problema. Ao procurar a Agência de Atendimento, foi informada que receberia outra conta devido falha no sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, para surpresa dela, este mês recebeu a fatura com aviso de corte por não ter pago a anterior e, novamente, sem o código de barras. “Como vou pagar uma conta se não oferecem forma para quitar o débito? Disseram que mandaria outra fatura, mas recebi foi mais uma conta e também sem códigos de barra”, explica.
Correndo risco de ficar sem fornecimento de energia, ela novamente procurou a empresa responsável, que apresentou outra justificativa. “Disseram que coloquei a conta em débito automático. Eu pago aluguel, nunca fiz isso. Procurei o dono do imóvel, que afirmou também não ter feito essa solicitação”, informa.
Para indignação da empresária, a Agência de Atendimento não imprime a segunda via da conta sem custo e, cada optasse por imprimir pela internet, só poderia fazer a solicitação após o vencimento da fatura. “A conta antiga consigo imprimir, pois já está vencida. Já, a atual, não, porque ainda não venceu. Isso é inadmissível, porque terei que pagar com juros. Mesmo sendo pouco, a empresa que está errada”, diz, indignada.
O caso é similar a outros que denunciaram o problema ao IMPACTO.
Outro lado
Procurada pela reportagem, a empresa responsável pelo fornecimento de energia, a Energisa Sul-Sudeste esclareceu por meio de nota que já identificou que algumas unidades consumidoras constavam em seu sistema com o cadastro de débito automático não atualizado, e receberam as contas de energia sem o código de barras. “Os clientes que não tem a fatura em débito automático cadastrado e receberam a conta de energia dessa forma, podem procurar a Agência de Atendimento da empresa para regularizar a situação. A empresa reforça ainda que estes cadastros já foram corrigidos e pede desculpas pelos transtornos causados”, informa.