Uma reorganização aprovada na terça-feira (15), pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), alterará o funcionamento da Justiça Eleitoral em três cidades da microrregião de Adamantina. O rezoneamento, determinado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afetará os eleitores de Pacaembu, Rinópolis e Salmourão.
Com as mudanças determinadas pela Resolução nº 413/2017, que dispõe sobre a reorganização da primeira instância da Justiça Eleitoral no Estado (rezoneamento), a 154ª Zona Eleitoral, em Pacaembu, foi extinta e incorporada à 196ª Zona Eleitoral, de Junqueirópolis.
O município de Rinópolis, que originalmente era vinculado à 184ª Zona Eleitoral, em Tupã, agora passa para a 210ª Zona Eleitoral, em Bilac. E, Salmourão, que originalmente era vinculado à 163ª Zona Eleitoral, de Osvaldo Cruz, agora passa para a 69ª Zona Eleitoral, em Lucélia.
O presidente do TRE-SP, desembargador Mário Devienne Ferraz, enfatiza que “o eleitor não será prejudicado com as mudanças”. A zona eleitoral extinta será transformada em posto de atendimento com estrutura e capacidade para atender às demandas da população.
A efetiva extinção das zonas eleitorais e o remanejamento dos eleitores ainda serão regulamentados pelo Tribunal, tendo em vista a readequação das rotinas internas, no prazo de até 60 dias.