Passado 45 dias das mudanças na coleta de lixo, a população ainda sofre e reclama da falta de recolha em alguns pontos de Adamantina. Pelas redes sociais, as críticas são quase que diárias. Porém, a Prefeitura avalia como positiva a alteração e informa que 80% da população já se adequaram às mudanças.
“Está claro que este projeto não esta dando certo. Porém, não sei porque, pois em outras cidades funcionam muito bem. Falta de orientação dos coletores? ‘Sei lá’. Porque a Prefeitura não distribui para a população sacos de diferentes cores para a separação do lixo (por exemplo, preto para folhas, verde para orgânicos e azul para recicláveis). Assim, os coletores saberiam qual cor coletar no dia certo, não haveria a necessidade de estarem abrindo dos sacos de lixo (e deixando aberto)”, se posicionou, Sônia Garcia.
Já a moradora Kátia Bevilaqua Olivete diz: “já desisti de entender a coleta do lixo. A gente coloca em um dia, mas levam em outro. ‘Aí’, na outra semana a gente coloca no outro dia (dia que levaram), e eles não levam. Resultado: coloco tudo na rua, separado. Eles levam quando quiserem. Complicado”.
Durante reunião com caçambeiros, realizado na segunda-feira (11), a Administração Municipal informou que cerca de 80% da população já aderiu às mudanças do programa ‘Lixo Bom’. Mas, que ainda, parte dos moradores não se adequou às alterações. “É necessário à população fazer a sua parte. Ainda colocam o lixo misturado, que não será recolhido pelos catadores”, enfatizou. “As mudanças são necessárias para reduzir a quantidade de rejeitos destinados ao aterro sanitário, que funcionará apenas até dezembro”, informou a gestão municipal.