IBGE lança Censo Agropecuário em Adamantina

Até fevereiro, cerca de 710 estabelecimentos agropecuários de Adamantina serão visitados por recenseadores

Lançamento do Censo Agropecuário em Adamantina foi realizado na manhã desta segunda-feira (2), na Prefeitura (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou oficialmente o Censo Agropecuário 2.017 na manhã desta segunda-feira (2), na Prefeitura de Adamantina. A cerimônia contou com a presença do prefeito Márcio Cardim (DEM) e de secretários municipais, além da equipe de supervisores da pesquisa.

A coleta de dados será feita nos 5.570 municípios do Brasil até fevereiro de 2.018. Somente em Adamantina, serão 15 recenseadores para a cobertura de cerca de 710 empreendimentos rurais. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE já em 2.018.

O chefe da agência local do IBGE, João Carlos Rodrigues, destacou a importância do Censo Agropecuário para o município. “Os dados contribuirão para a construção de diagnósticos mais precisos sobre as atividades econômicas das zonas rurais adamantinenses. A coleta será feita até fevereiro, por meio dos recenseadores que percorrerão toda a zona rural em busca de informações sociais, econômicas e da produção agrícola”, explica.

O questionário a ser respondido pelos produtores é bastante amplo, trazendo perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de defensivos agrícolas, por exemplo.

As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, garante o IBGE, que enfatiza que a identidade dos entrevistados não é revelada.

Além de Adamantina, a agência local aplicará o Censo Agropecuário em outros 11 municípios da região, divididos em duas sub-áreas.

FONTEDA REDAÇÃO | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorSanta Casa de Adamantina tem déficit mensal de cerca de R$ 150 mil
Próximo conteúdoPrefeitura abre prazo para empresas protocolarem interesse em terrenos do Distrito Industrial