Audiência pública discutirá problemas no fornecimento de energia em Adamantina

O vereador Acácio Rocha (DEM) ajustou a participação dos Executivos da Energisa em uma audiência pública, previamente marcada para 16 de novembro

Vereador Acácio Rocha (DEM) debate problemas no fornecimento de energia na Energisa, em Presidente Prudente (Foto: Arquivo Pessoal)

Os problemas no fornecimento de energia em Adamantina serão debatidos durante audiência pública previamente agendada para o próximo dia 16. A informação é do vereador Acácio Rocha (DEM), que participou de reunião com diretores da Energisa na terça-feira (31), em Presidente Prudente.

Na sessão de segunda-feira (30), o parlamentar, juntamente com Hélio José dos Santos (PR) e subscrito pelos demais vereadores, apresentou requerimento questionando as falhas constantes no fornecimento de energia, que vem causando prejuízos à população.

“Mesmo eventualmente motivados por fatores meteorológicos (ventos, chuvas, raios e outros), as interrupções revelam certa fragilidade e vulnerabilidade do sistema distribuidor local. O encontro permitiria ainda, à concessionária, prestar informações sobre investimentos e outras ações que possam solucionar a curto e médio prazos os problemas frequentemente reclamados pelos moradores, que são consumidores dos serviços de energia elétrica”, diz o texto do requerimento.

Reunião na Energisa

Durante encontro com o diretor-presidente da Energisa Sul/Sudeste, Gabriel Alves Pereira Júnior, com a participação dos gerentes de Serviços Comerciais e de Operações, o vereador Acácio Rocha apresentou o cenário de problemas no fornecimento de energia em Adamantina, sendo reconhecido pela concessionária, sobretudo as questões derivadas de tempestades, como ocorreu no final de semana.

“Ele disse que a empresa mobilizou equipes de apoio vindas de Catanduva e Assis, para dar suporte à situação regional, sobretudo Adamantina/Lucélia e a própria cidade de Presidente Prudente, que foram mais atingidas. O Executivo destacou que foi uma situação atípica, de tempestade com ventos e raios, e as interrupções seguintes foram pela necessidade de manutenção e restabelecimento da normalidade dos serviços”, disse o vereador.

No caso de Adamantina/Lucélia, na sexta-feira, foi um raio, na linha de transmissão que abastece as duas localidades. “A localização do problema precisa ser visual, a campo, para a reparação do dano. O que foi feito dentro do plano de contingência com equipes extras”, informou Acácio, sobre as justificativas da empresa em relação à interrupção no final de semana.

Já em dias normais, sem incidência de tempestades, foi explicado que dois fatores são causadores de falhas na distribuição: a relação problemática entre árvores e fios, e pássaros sobre fios. “A Energisa informou ainda que montou uma estrutura de equipamentos para podas, para tentar minimizar esses problemas, e que está com um plano de investimentos, de grande volume de recursos, para modernizar o sistema em Adamantina”.

Audiência pública

Ainda durante a reunião, o vereador ajustou a participação dos Executivos da Energisa em uma audiência pública, previamente marcada para 16 de novembro. “Vamos depois confirmar a data, local e horário, e mobilizar o maior número de pessoas e representações. Vamos buscar sensibilizar as pessoas, as autoridades do poder público municipal, prefeito, vereadores, entidades, OAB, Ministério Púbico, Procon, ACE, Sincomércio, Associações de Produtores Rurais e outras, para que o encontro seja positivo”, finaliza Acácio Rocha.

FONTEJOÃO VINÍCIUS | GRUPO IMPACTO
Conteúdo anteriorFiscalização encontra irregularidades em madeireira de Lucélia e aplica multa de mais de R$ 1,3 mil
Próximo conteúdoAdamantina pode devolver manutenção da vicinal Plácido Rocha ao Estado