
Nos últimos meses, o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) vem intensificando suas fiscalizações. E, nesta terça-feira (4), foi a vez da ExpoVerde 2018 receber os agentes fiscais que apuram quem são os responsáveis técnicos pela montagem da estrutura do evento, marcado para começar nesta quarta-feira (5), e segue até domingo (9).
O objetivo, segundo o engenheiro civil Osmar Rodrigues Júnior, gerente do Crea-SP na região GRE1 – que abrange as regiões administrativas de Araçatuba e Presidente Prudente –, é proteger a população que prestigiará a 28ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina.
“O Crea-SP verifica todas as atividades inerentes a construção, edificação, ou seja, tudo aquilo que venha de certa forma envolver um risco a sociedade dentro do que abrange o Conselho. Buscamos o responsável técnico que poderá responder civil e criminalmente, caso ocorra algum acidente ou incidente”, explica o gerente do Crea-SP. “Queremos que esta festa maravilhosa transcorra na maior normalidade”, completa Osmar Rodrigues Júnior.

A fiscalização foi realizada pelo chefe da UGI (Unidade de Gestão das Inspetorias) da região de Araçatuba, o tecnólogo em gestão ambiental Ricardo Cury, e pela agente fiscal Andréia Sonoda Ywahara Bites. Emerson Baptiston, presidente da Comissão Organizador, acompanhou os trabalhos realizados pelo Crea-SP.
“Identificamos os profissionais e as pessoas jurídicas responsáveis para que depois façamos o levantamento se estão devidamente registrados, com suas unidades em dia e se registraram as devidas ARTs das atividades que foram feitas. Não iremos fiscalizar o que é feito está bom ou ruim, torto ou não, se o determinado brinquedo do parque de diversões apresenta perigo ou não, não é isso. Iremos identificar se cada atividade técnica tem um responsável técnico. Compete a este responsável técnico liberar ou não, acompanhar a montagem e dar as orientações técnicas. Para isso que ele é formado”, pontua Cury.
Além da fiscalização do Crea-SP, é realizada outro procedimento técnico pelo Corpo de Bombeiros para liberação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do evento. “Todas estas ações fazem um grande cerco a estas atividades técnicas de maneira que a população seja beneficiada. Acho importante que a população saiba que o Crea–SP fiscaliza sistematicamente todas as festas que são identificadas de maneira que a comunidade esteja sempre protegida”, diz Cury.
Na gestão do atual presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, o trabalho de fiscalização, como realizado na tarde desta terça, em Adamantina, vem sendo intensificado. “Em todos os cantos do estado de São Paulo, não apenas na cidade de Adamantina, onde ocorre um evento que temos a presença da comunidade, o Crea-SP verifica a existência de profissional responsável para que não ocorra os sinistros que nós, infelizmente, estamos acostumados a presenciar. Esta precaução se faz necessária, é um algo salutar, é o respeito do Conselho com a comunidade”, finaliza Osmar Rodrigues Júnior.
