Cartório eleitoral faz novo plantão da biometria neste sábado

O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente

Neste sábado (11), os cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionarão em regime de plantão, com atendimento das 8h às 13h. O eleitor deve fazer agendamento na internet (www.tre-sp.jus.br), para maior conforto.

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória, entre eles Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.

O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.

PLANTÃO ANTERIOR

Neste ano, o primeiro sábado de plantão da biometria foi em 13 de abril e teve sucesso: realizaram-se 29.540 atendimentos em todo o Estado, índice cerca de 30% superior à média de comparecimento diário.

Conteúdo anteriorRonaldo Giovanelli, ex-goleiro do Corinthians, estará na final da 7ª Copa Júlio de Lucélia
Próximo conteúdoAdamantina participará do Dia do Desafio