Doença ‘Mão-Pé-Boca’ suspende atividades em creche de Sagres

Aulas foram suspensas preventivamente para que o local receba serviços de desinfecção nesta quinta (23) e sexta (24). Três crianças e dois adultos entre alunos e colaboradores da creche 'Renata Alves Guimarães Ribeiro' foram contaminados.

Doença "Mão-Pé-Boca" suspende atividades na Creche "Renata Alves Guimarães Ribeiro" em Sagres (Foto: Divulgação)

O surgimento de casos da doença “Mão-Pé-Boca” em três crianças e dois adultos entre alunos e colaboradores da Creche “Renata Alves Guimarães Ribeiro” em Sagres nestas quinta e sexta-feiras (23 e 24).

De acordo com a coordenadora da unidade, professora Rita Nascimento e a Secretaria Municipal de Saúde do Município, as aulas foram suspensas preventivamente para que o local receba serviços de desinfecção. Na segunda-feira, 27, os serviços retornam normalmente.

A decisão está baseada na cautela para que novos casos não surjam já que há ainda mais cinco outros suspeitos.

A síndrome é comum na infância, antes dos cinco anos de idade.

O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais em mãos, pés e boca.

O que é Síndrome mão-pé-boca?

A doença mão-pé-boca (também chamada de síndrome mão-pé-boca) é transmitida pelo vírus cosxackie, da família dos enterovírus (que normalmente habitam o sistema digestivo). A síndrome leva esse nome pois sua característica é a presença de feridas avermelhadas na planta dos pés, mãos e interior da garganta.

A transmissão pode ocorrer tanto pela via oral, onde há contato com a saliva e outras secreções das vias respiratórias, feridas, alimentos ou objetos contaminados quanto via fecal-fezes de pacientes infectados.

Conteúdo anteriorCardim e Procuradora Jurídica participam do I Congresso Nacional de Improbidade Administrativa em Brasília
Próximo conteúdoAlimentos arrecadados pelo Adamantina Rodeo Festival já abastecem entidades