Saiba como prevenir os efeitos do tempo seco em sua pele

Dermatologista Nara Hosoume dá dicas para passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos

Confira as orientações da dermatologista Nara Hosoume (Foto: Arquivo Pessoal)

O friozinho registrado nos últimos dias em Adamantina fez relembrar que estamos no inverno. Nesta época o clima permanece mais seco, os banhos são mais quentes e as pessoas bebem menos água. Resultado: a pele fica mais ressecada.

A dermatologista Nara Hosoume afirma que é possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quente, aproveitando a estação para tratar e proteger a pele.

“Quando a umidade relativa do ar está muito baixa, a tendência é que ocorra ressecamento na pele e nas mucosas, com isso pode aparecer alergias, coceiras e até machucados na região afetada, principalmente em crianças e idosos”, afirma.

Entretanto, com algumas ações no dia a dia, você pode amenizar os efeitos da falta de umidade na sua pele.

Entre as recomendações, deve-se manter o organismo bem hidratado, ingerindo água várias vezes ao dia. “O ideal é ingerir cerca de dois litros”, orienta Nara. Ainda, de acordo com a especialista, a hidratação deve ser individualizada para cada região do corpo, conforme a necessidade de cada paciente.

Já para quem passa boa parte do dia em ambientes fechados, existem aparelhos que umidificam o ar, mas também é possível obter uma melhora com a tradicional bacia cheia de água ou com toalhas úmidas pelo local.

A profissional recomenda ainda evitar a prática de exercícios em excesso, principalmente entre 10h e 16h. “Para o banho, prefira água morna e banhos rápidos, pois quanto mais quente e prolongado, maior vai ser o ressecamento da pele”, alerta Nara.

Outra orientação é utilizar sabonetes mais hidratantes. “Evite buchinhas durante o banho, e hidrate o corpo com produtos específicos”.

A alteração climática pode ser prejudicial aos lábios, que também precisam ser protegidos e hidratados. “Tenha uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais”.

No sinal de qualquer alteração em sua pele é recomendada a procura de um especialista, que indicará o tratamento correto para cada caso.

SERVIÇO

A dermatologista Nara Hosoume atende na Clínica Hosoume, que fica na rua Euclides da Cunha, 333 – centro de Adamantina. Informações: (18) 3521-2688.

Conteúdo anteriorIgreja Católica chama atenção para as famílias com programação especial
Próximo conteúdoProduzir a própria energia elétrica pode trazer economia na conta em mais de 90%