Confiança dos empresários avança em outubro e intenção de contratar aumenta

Para o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), Sérgio Vanderlei, a boa expectativa também deve refletir no comércio de Adamantina

Sérgio Vanderlei, presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Foto: Miguel Tominato)

A confiança do empresário registrou a segunda alta consecutiva em outubro (2,7%) ao passar de 115,3 pontos, em setembro, para os atuais 118,4. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a elevação foi ainda maior, 15,4%. Assim, também houve aquecimento nas intenções dos empreendedores ao realizarem novas contratações. Além disso, o IEC (Índice de Expansão do Comércio) subiu 5,8% em outubro – 111,7 pontos ante os 105,6 do mês anterior, maior patamar desde janeiro de 2014. Em relação a outubro de 2018, a alta foi de 17,9%.

Segundo a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), esses resultados positivos são reflexo da queda dos juros, com tendência de mais redução com a aprovação da Reforma da Previdência. Como consequência, a intenção de gerar emprego (7,2%) e investir (3,7%) aumentam, visto que, com juros menores, a relação dívida/PIB fica estável.

Um dos destaques de outubro foi o item contratação de funcionários, que obteve sua segunda alta seguida, passando de 122,9 pontos, em setembro, para 131,8, em outubro, atingindo o maior nível desde janeiro deste ano e a maior pontuação registrada para os meses de outubro desde 2013.

Com essa melhora do cenário econômico, as instituições financeiras têm liberado mais crédito, e a recomendação ao empresário, agora, é converter vendas do carnê para o cartão de crédito, destaca a Entidade. O momento é de aproveitar as ofertas das maquininhas que têm cobrado taxas menores e antecipado os pagamentos, mantendo, assim, o giro do fluxo de caixa.

A tendência é que o comércio feche o ano com números melhores do que em 2018, contudo, a FecomercioSP sugere cautela com a oscilação do dólar para empresas que trabalham com matérias-primas e produtos importados. A dica é tentar não repassar aumentos para os consumidores, ainda que seja preciso reduzir a margem de lucro.

SINCOMERCIO AVALIA

Para o presidente do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), Sérgio Vanderlei, a boa expectativa também deve refletir no comércio de Adamantina.

“A confiança do empresário é o primeiro sinal da retomada da economia. O empresariado mais confiante representa mais investimentos em suas empresas, resultando em mais contratações e, consequentemente, mais consumo. O comércio local também deverá ter um fim de ano melhor que em períodos anteriores, superando as vendas dos últimos cinco anos”, destaca.

Conteúdo anteriorMinistério da Economia lança em SP programa para estimular o emprego
Próximo conteúdoPiracema: saiba o que é proibido e permitido