Procon dá dicas para compras da Black Friday

Comércio de Adamantina funcionará em horário especial no próximo dia 29

Lojas de Adamantina funcionam em horário especial no próximo dia 29, para Black Friday (Foto: Arquivo | Grupo IMPACTO)

No próximo dia 29 será realizada a edição deste ano da Black Friday, data das grandes promoções do varejo. Por isso, o comércio de Adamantina funcionará em horário especial na última sexta-feira do mês, das 9h às 20h, com atendimento ininterrupto.

Para aproveitar os descontos, sem dor de cabeça, o coordenador do Procon de Adamantina Silvio Eduardo de Lucas dá algumas dicas, como consultar o orçamento antes de realizar qualquer compra e, claro, não deixar de comparar e avaliar com cuidado as formas de pagamento oferecidas.

DICAS

Verificar os preços cobrados antes do dia. Isto pode ser feito em sites de buscas, além das páginas das empresas que participarão da Black Friday;

Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços;

Analisar a descrição do produto e comparar com outras marcas;

Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.);

É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.

No ato da entrega, o documento de recebimento só deve ser assinado após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento e, a empresa em questão, deve ser contatada para que resolva o problema.

“Se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência e, se não o fizer, o consumidor tem direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou, a devolução das quantias pagas com correção monetária ou, ainda, abatimento proporcional do preço. É dever do consumidor e obrigação do comerciante em fornecer a Nota Fiscal ou Cupom Fiscal da referida compra”, esclarece Silvio Eduardo de Lucas.

SERVIÇO

O Procon de Adamantina atende de segunda a sexta-feira, na avenida da Saudade, 1072 – Ganha Tempo.

Conteúdo anteriorPrefeitura recebe inscrições de concurso público para médico até quarta-feira
Próximo conteúdoCamaleão reúne artes, diversidade, gastronomia e música neste sábado