Diariamente, provavelmente, você escuta alguém reclamando da vida. Ou aquela frase muitas vezes clichê de que o mundo está acabado devido tanta violência, políticos corruptos, preconceito, desperdício e crueldade. Realmente, há muita coisa a ser mudada. Algumas até podem fugir do nosso controle, porém, outras, depende de cada um para fazer a diferença.
Um exemplo de atitude para melhorar a situação foi dado por uma dentista de Osvaldo Cruz, que saiu do comodismo do seu dia-a-dia para fazer algo que mudou a vida, ou melhor, os sorrisos de muitas crianças, adolescentes e adultos no sertão de Pernambuco.
Hilka Tiemi Naoe participou de Causas Missões Betânia, ação social desenvolvido pela Betânia Igreja Batista do Rio de Janeiro na região de Manari (PE).
“A Missão Manari engloba atendimento odontológico, médico, assistência a mulher, esporte e reforço escolar para as crianças, construção de casas, já que 99% delas são de pau a pique sem cozinha e banheiro, abertura de poços em regiões estratégicas, onde abastece todas as famílias regionais, assistência a homens, distribuição de chinelos, kits de higiene, medicamentos e alimentos, e cursos de trabalhos manuais. É um trabalho incrível!”, explica.
Ela participou da ação que promove acesso da população com menos recursos a orientações e programas de saúde bucal. “É um pequeno gesto que faz a diferença, não apenas na vida deles, mas na minha, dando uma nova perspectiva de realidade. Muitos precisam de ajuda, e se cada um fazer uma pequena parte o mundo pode ser transformado”, pontua.
O irmão de Hilka, otorrinolaringologista Henry Naoe, também participou da missão de 16 a 21 de novembro.