
19 de dezembro. É a data final para eleitores de Adamantina, Flórida Paulista e Mariápolis realizarem o cadastramento biométrico. Há poucos dias do encerramento do prazo, o Cartório Eleitoral realiza novo plantão, das 8h às 14h, neste sábado (31) e domingo (1º).
Normalmente, o atendimento ao eleitor é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O plantão tem como público-alvo o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente do cartório eleitoral. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) – www.tre-sp.jus.br.
Sem o título de eleitor o cidadão fica impedido de receber benefícios sociais (ex. Bolsa família); votar nas próximas eleições; receber aposentadoria ou pensão paga pelo Governo Federal; obter empréstimos; tirar passaporte; e fazer matrícula em instituições de ensino superior.
ELEITORES COM MAIS DE 70 ANOS
O eleitor com mais de 70 anos de idade também deve participar da coleta de dados biométricos realizada pela Justiça Eleitoral. Embora a Constituição Federal determine que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para o cidadão nessa idade, no caso de revisão eleitoral, todos os eleitores, inclusive aqueles para os quais o voto é facultativo – maiores de 16 e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos – devem comparecer aos cartórios para o cadastramento biométrico.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os idosos com mais de 70 anos que não participarem do procedimento de revisão podem ter seus títulos cancelados. O TSE informa ainda que não serão canceladas as inscrições de eleitores com deficiência que impossibilite o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que a informação conste no cadastro.
SERVIÇO
O cartório da 157º Zona Eleitoral, que atende também Flórida Paulista e Mariápolis, funciona em Adamantina na alameda Fernão Dias, 219 – centro da cidade.