SP-294 e SP-425: novos pedágios na região já têm previsão de valores

Além de modernizar a SP-294 e SP-425, o Consórcio Infraestrutura Brasil instalará quatro praças de pedágios nas vias que cortam a Nova Alta Paulista

SP-294 ganhará três praças de pedágios no trecho da Nova Alta Paulista (Foto: Arquivo)

A concessão de trechos das duas principais rodovias que cortam a região trará investimentos que devem resultar na melhoria da infraestrutura, como duplicação, novos dispositivos de segurança e vias marginais. Além de modernizar a SP-294 (Comandante João Ribeiro de Barros) e SP-425 (Assis Chateaubriand), o Consórcio Infraestrutura Brasil – vencedor da licitação no último dia 8 – instalará quatro praças de pedágios nas vias, que já tem previsão de valores.

Após oferecer outorga de R$ 1,1 bilhão, o fundo Pátria, do Consórcio Infraestrutura Brasil, venceu leilão promovido pelo governo do estado de São Paulo e administrará, por 30 anos, 1.273 quilômetros de estradas com trechos de 12 rodovias estaduais que passam por 62 municípios paulistas, incluindo os da Nova Alta Paulista.

Segundo a Artesp (Agência Reguladora de Transporte Estado de São Paulo), serão três pedágios na SP-294 (km 591, em Osvaldo Cruz; km 623 em Junqueirópolis; e km 688 – trecho Dracena/Panorama) e uma praça de cobrança na SP-425 (km 440, entre Parapuã e Martinópolis). Os valores anunciados vão de R$ 4,04 a R$ 6,04 e contarão com descontos para usuários frequentes.

“Ainda não há previsão do início da operação das novas praças de pedágio do Lote Piracicaba-Panorama. O leilão do lote Pipa foi realizado no dia 8 de janeiro e, no momento, a Comissão Especial de Licitação está avaliando os documentos de habilitação e de qualificação técnica do licitante Consórcio Infraestrutura Brasil”, esclarece a Artesp.

Para quem utiliza a via diariamente haverá benefícios tarifários, como o pedágio automático, que possibilita desconto de 5% ao usuário. Além disso, a nova concessão adotou o DUF (Desconto de Usuário Frequente) em que, a cada nova passagem pela praça de pedágio dentro do mesmo mês e no mesmo sentido de direção, o usuário terá descontos cumulativos.

OBRAS

Para implantar as novas praças tarifarias, o Consórcio Infraestrutura Brasil terá, como obrigação contratual, que cumprir integralmente obras previstas no PII (Programa Intensivo Inicial), cujas intervenções devem durar um ano a partir do início da operação da concessionária.

Essas obras incluem tapa-buraco, correção de ondulações e trincas, recuperação das sinalizações horizontal e vertical, reforço na sinalização, desobstruções e ampliações dos sistemas de drenagem e serviços na faixa de domínio, como poda de mato e remoção de obstáculos.

Além dessas intervenções iniciais, estão previstas obras duplicação na SP-294, do km 560 (Parapuã) ao km 685 (Panorama), e na SP-425, do km 374 (Parapuã) ao km 429 (Martinópolis), além de pista marginal do km 645 ao km 649 em Dracena.

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