Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde inicia os trabalhos de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti. A primeira região que receberá a aplicação de inseticida para controle dos mosquitos adultos será o Centro, onde foram registrados o maior número de casos confirmados da doença.
No momento da aplicação é necessário que o morador deixe portas e janelas abertas para que o inseticida atinja o mosquito, evitando que ele possa esconder-se atrás de sofás, cortinas, e demais ambientes escuros no domicílio. A Secretaria recomenda que o munícipe receba os aplicadores e atenda às recomendações que farão para uma melhor eficácia do inseticida. Proteja alimentos e animais de estimação.
A Secretaria ainda reforça que os munícipes redobrem os cuidados com a casa, não deixem recipientes que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti, somente assim conseguirá cortar a transmissão do vírus da Dengue que circula nessa área, lembrando que o ciclo do mosquito é de até 7 dias.
Calhas, lajes, ralos de escoamento de água de chuva precisam ser verificados semanalmente. Não acumule materiais inservíveis, coloque para a coleta seletiva. Intensifique os cuidados com pratos de plantas e pingadeiras, e bebedouros de animais. Munícipes que costumam acumular água de chuva precisam estar atentos ao recipiente onde a água ficará armazenada, mantendo-os tampados e fazer o uso dessa água o mais breve possível.