
Com objetivo de resgatar os atos de socialização entre as pessoas, a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina promove o ‘III Viola, Café e um Dedinho de Prosa’. Um evento gratuito que ressalta a importância da cultura de um povo como expressão popular, além de promover a troca de experiências por meio das narrativas de histórias e causos, que envolvem cantorias acompanhadas de instrumentos musicais e principalmente a viola.
O ‘III Viola, Café e um Dedinho de Prosa’ será realizado nesta sexta-feira (13), na Biblioteca Municipal. O evento tem início às 20h.
A secretária de Cultura de Adamantina, Claudia Corradi, destaca que a arte popular está enraizada na região, por conta dos imigrantes que vieram para trabalhar em lavouras de café, amendoim, feijão, algodão e várias outras.
Segundo ela, a vida simples dos campos, as casas, os costumes e as histórias precisam ser preservadas e relembradas. “Tudo isso tem uma riqueza muito grande e merece ser resgatada e compartilhada, seja para relembrar ou para conhecer”, comenta a secretária.
Corradi avalia positivamente as duas edições do evento organizadas anteriormente. Para ela, o evento é uma forma de juntar as famílias, desde os mais jovens até os mais idosos. “Esta é uma forma que pensamos para resgatar a origem caipira. As pessoas compareceram, participaram e se interagiram muito. É um momento para toda a família”, explica.
A secretária destaca ainda a participação do contador de causos e contos, João Benedito Passarinho. Além dele participam também a equipe da Orquestra Municipal de Viola, violeiros e equipe de percussionistas.
“Sempre fazemos um cafezinho com bolo, em um clima descontraído e intimista, criamos cenários, tudo pensado para que as famílias se sintam parte deste projeto”, finaliza Claudia Corradi.