Adamantina se estrutura para enfrentamento do coronavírus; não há casos na cidade

Em Adamantina, mesmo sem a confirmação de casos do Covid-19, a Prefeitura estrutura o sistema para o enfrentamento da doença

Foto: Arquivo

Em cidades com grande número de casos do coronavírus, as estruturas de saúde são as primeiras a sofrerem colapso, já que não conseguem oferecer suporte necessário aos pacientes. Em Adamantina, mesmo sem a confirmação de casos do Covid-19, a Prefeitura estrutura o sistema para o enfrentamento da doença.

Além de campanhas de orientação, como a entrega de panfletos informativos sobre as formas de prevenção, o Município determinou um protocolo de atendimento, em que munícipes com suspeitas do novo coronavírus ligam para as unidades de saúde de referência para informar a situação. Com a identificação do paciente, uma equipe formada por médico e enfermeiros se dirige até a residência do paciente para identificar se realmente possui os sintomas da doença. Todo o diagnóstico é realizado com suporte de médico da Secretaria de Estado da Saúde, para posterior coleta de exames.

“Mais uma vez lembramos a população que a porta de entrada para quem está com suspeita não é o Pronto Socorro. Recorram a ESF [Estratégia Saúde da Família], recorram aos postos de saúde. Os funcionários da Secretaria de Saúde abraçaram a causa, os servidores estão de parabéns, estão todos envolvidos neste processo de prevenção. Pensando nestes funcionários que hoje estão na linha de frente, vamos ficar em casa, vamos respeitar o pessoal da Saúde”, solicita o secretário de Saúde, Gustavo Rufino.

O pedido é enfatizado pelo prefeito Márcio Cardim. “Não saiam de casa, somente em casos extremamente necessários”. Segundo o gestor, o Município está estruturando o sistema para atendimento adequado a população.

“Hoje temos cinco leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] na Santa Casa. Nos próximos dias entregaremos outros 10 leitos de UTI para atender a população. Estamos preparando quartos de isolamento na própria Santa Casa e, se não forem suficientes, já temos um plano para expansão deste atendimento em outro prédio. Então, a população não ficará desassistida em relação ao isolamento do vírus”, ressalta Cardim.

Ainda, segundo o prefeito, novos equipamentos também estão sendo adquiridos. “Hoje, a Santa Casa possui cinco aparelhos respiradores em funcionamento, iremos ampliar este número, levando para manutenção mais quatro equipamentos e aquisição de 10 novos respiradores, totalizando 19 em Adamantina. Isso tudo é para ajudar na prevenção da disseminação deste vírus”, completa o prefeito.

A pasta municipal estuda ainda a contratação de médico para atendimento priorizado a casos suspeitos, que deverá ficar no CIS (Centro Integrado de Saúde), além de ampliar o funcionamento do posto de saúde central, que a partir da próxima semana funcionará aos sábados e domingos, das 7h às 17h.

“Queremos dar suporte para população aos fins de semana”, ressalta Rufino.

 

NÚMEROS DE TELEFONE DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Centro de Saúde (Postão): (18) 3502-3130

UBS Nove de Julho (UniFAI 1) | ESF Centro e ESF Vila Industrial: (18) 3522-5084

UBS Vila Jardim | ESF Vila Jardim, ESF Vila Jamil e ESF Jardim Brasil: (18) 3522-8041

ESF Jardim Adamantina: (18) 3522-4574

ESF Dorigo: (18) 3521-3536

UBS Vila Cicma: (18) 3502-3174

ESF Cecap: (18) 3522-5023

UBS Mário Covas | ESF Mário Covas I e ESF Mário Covas II: (18) 3522-2619

 

Conteúdo anteriorHomem é preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo
Próximo conteúdoEscolas estaduais, municipais e particulares suspendem as aulas a partir desta segunda em Adamantina