Redução de mensalidades da UniFAI é analisada pela Câmara

As proposituras, uma de autoria de cinco parlamentares e outra do Poder Executivo, foram lidas na sessão de quarta-feira (22)

UniFAI oferece 20% de desconto nas mensalidades de maio e junho devido ao Covid-19 (Foto: Gustavo Castellon | Grupo IMPACTO)

Dois projetos de lei que propõem a redução de mensalidades da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) são analisados pela Câmara de Vereadores. As proposituras, uma de autoria de cinco parlamentares e outra do Poder Executivo, foram lidas na sessão de quarta-feira (22), e encaminhadas para tramitações nas comissões permanentes do Legislativo.

Com aulas suspensas desde 17 de março, alunos de diversos cursos se mobilizaram e assinaram petição pública eletrônica pedindo a redução das mensalidades durante o período de quarentena.

VEREADORES APRESENTAM PROJETO

Encabeçado pelos vereadores do Podemos e Partido Verde (Alcio Ikeda, Acácio Rocha, Eder Ruete, João Davoli e Paulo Cesar Cervelheira), o projeto de lei datado em 21 de abril pede “a redução do valor das mensalidades, a prorrogação de vencimentos e o parcelamento sem juros e correção monetária, das mensalidades dos cursos da UniFAI” com aulas suspensas. “Grandes partes dos alunos não estão tendo aulas (nem à distância) e não estão recebendo, portanto, o conteúdo esperado”, justifica.

A propositura também é justificada devido as consequências da paralisação para os rendimentos financeiros dos universitários. “Foi elaborado pelos alunos, abaixo assinado com quase 3 mil assinaturas, demonstrando a necessidade de medidas para aliviar a tensão do momento. É importante frisar, que a não flexibilização dos valores das mensalidades, neste momento pode ensejar em uma grande quantidade de alunos trancando as matrículas e deixando seus cursos, importando em prejuízos consideravelmente maiores para a instituição do que uma eventual redução temporária do valor das mensalidades”.

Sem determinar valores ou porcentagens, o projeto de lei autoriza o Centro Universitário de Adamantina, de forma excepcional e no período em que perdurar as suspensões das aulas, a promover a redução dos valores das mensalidades. A instituição poderá, ainda, prorrogar o vencimento e realizar parcelamentos sem cobrança de juros e correção monetária.

UNIFAI QUER CONCEDER 20% DE DESCONTO

Também preocupada com a realidade das dificuldades financeiras impostas pelo período de distanciamento social às famílias dos universitários, a Reitoria da UniFAI decidiu propor ao Poder Executivo autorizar a concessão de desconto de 20% sobre o valor das mensalidades dos meses de maio e junho de 2020. Propõe, também, ao aluno que tenha quitado a semestralidade requerer o reembolso proporcional do desconto a que teria direito.

A proposta prevê, ainda, não haver incidência de juros moratórios e de multa contratual, decorrentes do inadimplemento, se as mensalidades correspondentes a maio e junho forem quitadas até o último dia útil dos respectivos meses.

A ideia é que as despesas decorrentes da execução do projeto de lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Conteúdo anteriorDois cruzamentos devem receber novos semáforos
Próximo conteúdoCartório de Registro Civil orienta sobre atendimento em meio à pandemia