Coronavírus

Confira os esclarecimentos da advogada Maria Cristina Dias

A pandemia do coronavírus, causador da Doença Covid-19, atingi centenas de Países e obriga as populações dos mesmos a se isolarem em suas residências. De acordo com vários cientistas, a probabilidade maior é que o vírus em referência o “Sars-Cov-2” seja de origem natural e não tenha sido criado em laboratório.

As autoridades chinesas dizem que referido vírus surgiu inicialmente na região de um Mercado onde são vendidos animais (vivos e mortos) para o consumo humano, como civetas, cobras e morcegos.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, a fonte primeira do surto do coronavírus tem origem animal. Não se sabe qual bicho teria passado o vírus aos humanos, mas, estudos apontam que o vírus provavelmente infectou os morcegos, depois outra espécie de mamífero e, por fim, chegou aos humanos, possivelmente pelo contato com partículas do animal, como sangue ou fezes.

A Revista Nature publicou um estudo onde mostra que o código genético do coronavírus que infecta os humanos é 96% semelhante às variedades que circulam em populações de morcegos da China.

O QUE SÃO VÍRUS?

Os vírus são microrganismos que possuem moléculas de DNA ou RNA, fora do ambiente intracelular são seres inertes e podem ficar dormentes por milênios.

Mas, os vírus, não conseguem se reproduzir sozinhos.

Para que possam se reproduzir os vírus precisam injetar o seu material genético em uma célula viva, criando cópias de si mesmo.

Assim, a célula viva em que os vírus se injetam, que pode ser de qualquer ser vivo como: um animal, uma bactéria ou uma planta.

Na realidade, vivemos em uma “nuvem” de vírus que não sabe e nem respeita o que sejam fronteiras.

Existem centenas de milhares de vírus, sendo que todos estão classificados em diversas famílias.

Os vírus podem ser encontrados em todas as esferas do meio ambiente e estão presentes: na água, em animais, no ar, nas plantas e no solo.

Muitos vírus são muito resistentes e conseguem sobreviver em condições extremas, bem como em temperaturas muito baixas ou muito altas.

Quando infectam uma célula, os vírus são capazes de se replicar de forma muito rápida e podem causar diferentes quatros de doenças infecciosas em seres vivos, como a AIDS, a Dengue, o Ebola, a Hepatite e a Varíola, dentre outros. Portanto, todo cuidado é pouco!

Conteúdo anteriorCasa do Garoto vende guardanapos artesanais doados por voluntária
Próximo conteúdoVoluntários promovem ação solidária em prol das famílias de Mariápolis