‘2º Campeonato Online de Xadrez’ está previsto para julho

Primeira etapa online do campeonato foi realizada entre os dias 1º a 18 de abril. O formato do evento foi criado devido à pandemia da Covid-19

O 2º Campeonato de Xadrez de Adamantina ‘Conectados’, está previsto para ocorrer em julho. É o que informa o policial militar André Herran, organizador voluntário do evento.

A primeira etapa online do campeonato foi realizada entre os dias 1º a 18 de abril. O formato do evento foi criado devido à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus. Ao todo foram realizadas 86 partidas, com 17 participantes de Adamantina, com idades entre 12 a 45 anos – masculino e feminino.

Segundo Herran, ele e outros competidores da cidade tinham o projeto de iniciar às atividades e treinamentos do esporte no município, mas antes que houvesse formalização oficial da equipe e os encontros para treinamento, o grupo foi surpreendido com a pandemia e seus decretos.

Ele comenta que se mudou para Adamantina depois que foi transferido, devido a sua atividade policial, e quando chegou ao município o seu interesse era se integrar a equipe de Xadrez, porém soube que as atividades estavam paralisadas.

Após isto, Herran foi convidado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação para restaurar e treinar a equipe de Xadrez adamantinense. Porém, com o cenário de isolamento, o grupo começou a se encontrar na internet e desenvolver as atividades online. “Treinávamos e mantínhamos contato via internet, até que eu tive a ideia de desenvolver o campeonato”, explica o policial.

PREMIAÇÔES – 1º CAMPEONATO

As premiações da primeira etapa online do campeonato ainda não ocorreram. Herran informa que após o período pandêmico os atletas que participaram e venceram o 1º Campeonato de Xadrez de Adamantina ‘Conectados’, receberão as devidas condecorações.

São eles:

1° – Carlos William

2° – Yan Benício

3º – Tiago Cicotti

4º – Marcelo Mitsuaki

5º – Pamela Leite

6º -Maycon Andrey

Também participaram do campeonato online: Paulo Cervelheira, Lucas Cervelheira, Aurélio Macagnan, Patrique Macagnan, Mariza Herran, Wellinton, Ricardo, Fausto Tavoloni, Arthur Henrique, Paulo Servantes e Kennedy.

Segundo o policial, as técnicas do campeonato online obedecem aos mesmos critérios do presencial. “O Xadrez é um esporte milenar, e suas regras são definidas desde sempre, mas há muitas diferenças sim, principalmente para os iniciantes”, explica.

TREINAMENTO PRESENCIAL

Herran informa que tão logo encerrar o período de isolamento será iniciado os treinamentos presenciais do Projeto Forte, denominado ‘Xadrez Educa’. Os grupos abrangerão três categorias:

  • Equipe de Xadrez Oficial – para competições e categorias de base
  • Escola de formações de atletas de Xadrez
  • Xadrez como inclusão social – escolas e assistenciais

Mais informações sobre o projeto, no telefone e WhatsApp (18) 99610-4747.

HOMENAGEM

Por esta inciativa o André Herran, lotado na 2° Companhia do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), foi homenageado na de quarta-feira (22), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Adamantina. Sobre esta honraria o PM falou: “Investimos o melhor para que o campeonato ocorresse com a melhor qualidade possível. Ser homenageado na Câmara Municipal foi uma honra. Principalmente porque a equipe que temos formada proporcionou essa possibilidade. É fácil trabalhar quando somos auxiliados. Agradeço pela honraria fiquei muito satisfeito e feliz”, disse.

AGRADECIMENTOS
Confiante que em breve se reunirão presencialmente para treinos e competições, o policial militar, agradece família, amigos e incentivadores do esporte. “Gostaria de agradecer a Deus e a minha família – Mariza e Maycon, pelo apoio e incentivo, sem eles, não poderia investir meu tempo para o Xadrez. Agradeço a cada membro da equipe de Xadrez Adamantina, que competiram ou não. Aos meus comandantes e amigos da Polícia Militar, bem como ao prefeito e ao secretário de esportes”, finaliza.

Policial militar André Herran, organizador voluntário do evento. (Foto: Cedida)
Conteúdo anteriorCoronavírus: quatro casos suspeitos são registrados em Adamantina no fim de semana
Próximo conteúdoCaminhoneiros recebem kits de higiene e lanches na Comandante João Ribeiro de Barros